A iniciativa tem lugar nas Casas do Avô de Monte Gordo e de Vila Real de Santo António e contempla atividades dirigidas não só aos utentes, mas também aos familiares, como sessões de esclarecimento, animação musical e exposições de trabalhos manuais.
A Semana do Idoso tem início no dia 3 de outubro, às 14h30, na Casa do Avô de Monte Gordo, com o espetáculo do grupo de dança espanhola «Pasión Flamenca». Simultaneamente, será efetuada a entrega de uma oferta a cada um dos utentes.
Já nos dias 4 e 6 de outubro têm lugar rastreios de saúde (tensão arterial, colesterol e glicémia) em Monte Gordo e Vila Real de Santo António, respetivamente, entre as 9h00 e as 13h00.
O evento prossegue no dia 7, às 17h30, com uma sessão sobre cuidados na terceira idade, dirigida a cuidadores e familiares, onde, entre outros temas, serão abordadas as questões da demência em idosos.
O dia encerra com a entrega de um manual do cuidador aos familiares dos ‘avós’, a que se seguirá um momento de convívio.
Sobre o projeto ‘Casa do Avô’
Mais do que um centro de dia, «A Casa do Avô» é uma unidade especializada no acompanhamento da população sénior do concelho de VRSA (mais de 65 anos) e visa prestar assistência transversal em áreas tão distintas como os cuidados básicos de saúde, as terapias ocupacionais ou o desenvolvimento de competências.
Entre as várias atividades ao dispor dos utentes encontram-se aulas de ioga, aulas de expressão plástica e manualidades, culinária, terapia musical, sessões de fisioterapia, entre outras. Aos ‘avós’ é ainda fornecido transporte diário entre a habitação e as instalações, bem como duas refeições diárias.
Contando já com 8 anos de atividade, o equipamento dispõe de uma equipa multidisciplinar constituída por um animador sociocultural, auxiliar de geriatria, um técnico de desporto, fisioterapeuta, psicólogo, massagista, enfermeiro e técnico de serviço social.
A Casa do Avô possui dois polos no concelho de VRSA: um está sediado na cidade, junto ao Mercado Municipal, enquanto o outro se encontra localizado no Centro Comunitário de Monte Gordo.
Atualmente, as duas unidades beneficiam cerca de uma centena de utentes, representando um investimento municipal superior a 200 mil euros/ano.
Por: CM VRSA