O Centro Hospitalar Universitário do Algarve promove o ciclo de visitas HosCult – Património Saúde que decorrerá mensalmente, em parceria com entidades regionais, com o intuito de dar a conhecer a história e património da saúde no Algarve.

A primeira visita decorre, no próximo dia 25 de setembro, pelas 9.30h, no Centro de Medicina Física de Reabilitação do Sul e terá como parceiro, o Museu do Traje de São Brás de Alportel.

A atividade permitirá conhecer o concelho de São Brás de Alportel que durante o séc. XX teve uma grande importância, com a forte aposta na saúde, tendo sido projetadas quatro unidades de saúde que mantém até aos dias de hoje a sua atividade assistencial. A visita inicia-se no Ex-Sanatório Carlos Vasconcelos Porto seguindo depois para o Museu do Traje de São Brás de Alportel, que possui o maior espólio de equipamentos ligados à Saúde na região.

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade hospitalar, mas carece de inscrição prévia até ao dia 23 de setembro INSCRIÇÃO AQUI ou através do número 967 130 139.

Esta visita temática contará com a orientação de Cristina Fé Santos, do Gabinete de Comunicação do CHUA, com o diretor do Museu do Traje de São Brás de Alportel, Emanuel Sancho, com o arquiteto Vítor Ribeiro e a intervenção de antigos funcionários.

Este ciclo de visitas, está integrado na estratégia de valorização do património cultural do CHUA, umas das áreas departamentais do recém criado Departamento de Ensino, Inovação e Investigação.

O HosCult – Património Saúde é um ciclo de visitas promovidas pelo Gabinete de Comunicação e Relações Exteriores do CHUA, que tem como objetivo envolver a comunidade Hospitalar através da valorização da história e património ligado à saúde na região do Algarve.

Esta atividade está inserida na programação das Jornadas Europeias do Património 2021 que este ano é dedicado ao tema Património Inclusivo e Diversificado.