No âmbito da visita do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, ao Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, realizada hoje, dia 10 de maio, o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, reiterou as suas preocupações com o estado da saúde na região e em particular nos 5 concelhos que compõem o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Algarve Central: Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel.

Na qualidade de Presidente do Conselho da Comunidade do ACES Central, Vitor Guerreiro, em reunião com o Secretário de Estado da Saúde, entregou-lhe em mão ofício com relação dos distintos constrangimentos identificados nas diferentes unidades funcionais deste ACES que passam por falta de recursos humanos, falta de equipamentos e consumíveis informáticos, falta de manutenção e reparação nos edifícios, reparação e manutenção de viaturas, entre outros.

Aproveitou a oportunidade e o contexto para evidenciar ao Secretário de Estado a premência de uma solução célere para a gestão do Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, nomeadamente com o início do procedimento do concurso público para a constituição de uma nova parceria público-privada, solução já identificada pelo Ministro da Saúde, e sublinhou ao mesmo tempo a necessidade de serem equacionadas, com urgência, medidas intercalares para sanar as dificuldades entretanto existentes até à transição por uma nova gestão, de modo a assegurar o seu pleno funcionamento.

Acresceu ainda no leque das suas preocupações as limitações de funcionamento com que o Laboratório Regional de Saúde Pública se está a confrontar, nomeadamente com falta de reagentes e consumíveis.

“O Sr. Secretário de Estado ouviu com atenção as preocupações que lhe expressei, não apenas como presidente de câmara mas também como presidente do Conselho da Comunidade do ACES Central, e referiu tomar boa nota das mesmas. Disse desconhecer algumas destas situações e comprometeu-se com diligências adequadas para a curto prazo resolver desde já alguns destes problemas” referiu Vitor Guerreiro.

 

Por CM São Brás de Alportel