O espanhol Raul Taengua (Gandia-Jorge Canet) é o primeiro camisola amarela da 7.ª Volta a Portugal de Cadetes, depois de hoje ter ganho a primeira etapa, que teve 75,9 quilómetros, com partida e chegada em Arouca.

Raul Taengua alcançou a meta na companhia de Filipe Marques (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), batendo o corredor português ao sprint, depois de 2h02m29s de prova. O ciclista luso gastou mais 4 segundos do que o valenciano. O pelotão, comandado pelo espanhol Alejandro Martínez (Gandia-Jorge Canet), chegou 1m19s mais tarde.

 

“Foi uma vitória difícil. Primeiro ataquei com um corredor, que ficou para trás e me deixou sozinho. Na subida da segunda montanha do dia, olhei para trás e vi que vinha outro corredor. Esperei por ele, entendemo-nos bem e depois fui mais forte ao sprint”, explicou o vencedor da etapa, que promete defender a liderença: “Tenho uma boa equipa e tudo faremos para levar a camisola amarela até ao final”.

 

Numa prova sem bonificações, a classificação geral replica totalmente a classificação da primeira etapa, com Raul Taengua a dispor de 4 segundos de vantagem sobre Filipe Marques e 1m19s sobre a maioria dos adversários, aqueles que conseguiram entrar no pelotão principal. O valenciano lidera ainda a classificação por pontos. Filipe Marques, cadete de primeiro ano, é o melhor jovem. Iuri Leitão (Tensai-Santa Marta) é o melhor trepador. A equipa espanhola Gandia-Jorge Canet comanda coletivamente.

 

Amanhã corre-se a segunda tirada, que é a etapa rainha da competição. Será uma viagem de 63,8 quilómetros, com início em Cabeceiras de Basto e final na serra do Larouco, Montalegre, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.

 

Classificação

1.º Raul Taengua (Gandia-Jorge Canet), 6h10m05s

2.º Filipe Marques (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), a 4s

3.º Alejandro Martínez (Gandia-Jorge Canet), a 1m19s

4.º Tristan Parrota (Tensai/Santa Marta), mt

5.º Iuri Leitão (Tensai/Santa Marta), mt

6.º Diogo Ferreira (Tensai/Santa Marta),mt

7.º João Rocha (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), mt

8.º Rui Miguel (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), mt

9.º Gonçalo Ferreira (Acreditar/AC Malveira), mt

10.º Bruno Machado (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), mt

 

Por UVP-FPC