A primeira seleção dos candidatos à vitória final na Volta ao Algarve em bicicleta deve acontecer hoje, no final da segunda etapa, no Alto da Fóia, na qual o holandês Dylan Groenewegen (Lotto NL-Jumbo) deverá perder a liderança.

Depois de vencer ao ‘sprint’ a primeira etapa, Groenewegen admitiu que não manterá a camisola amarela após a segunda tirada, que liga a Fortaleza de Sagres ao Alto da Fóia (187,9 quilómetros), em Monchique, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.

Apesar de estar integrada numa etapa menos dura do que em anos anteriores, a subida ao ponto mais alto do Algarve (900 metros), numa escalada de 15,4 quilómetros, com uma inclinação média de cerca cinco por cento, deverá marcar as primeiras grandes diferenças na geral.

Antes, os 173 ciclistas terão de passar por mais quatro contagens de montanha, a primeira das quais de quarta categoria, em Monte Ruivo, ao quilómetro 50,8, seguindo-se mais três de terceira categoria – Marmelete (71,2), Alferce (107) e Sapeira (123,4).

No percurso da segunda etapa estão ainda duas metas volantes, que este ano não dão bonificações, em Aljezur (63,4 quilómetros) e em Portimão (163,4).

 

Por: LUSA