O projeto que está no terreno para atenuar a inatividade física, mental e o isolamento social dos idosos, ganhou o Segundo Lugar no Prémio de Boas Práticas 2022 Algarve Active Ageing na Categoria: Território Inclusivo.
A distinção foi feita no Encontro Regional do Algarve de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável que aconteceu hoje no Grande Auditório da Universidade do Algarve e pretendeu promover e divulgar as melhores práticas da região do Algarve no âmbito do envelhecimento ativo e saudável e fomentar o diálogo e o debate na procura de melhores soluções e abordagens para a melhoria da qualidade de vida da população sénior.
 
O Projeto «VOLTA AO MONTE» pretende atenuar a inatividade física, mental e o isolamento social dos idosos residentes em meio rural, incentivando a caminhada e promovendo o empowerment, como forma de melhorar as condições de saúde e qualidade de vida dos seniores. Entre os objetivos está o incremento da atividade física e mental e contribuir para a saúde e bem-estar através da criação e monitorização de uma ferramenta tecnológica de apoio ao cuidado desta comunidade, ao nível da saúde.
 
Recorde que o «VOLTA AO MONTE» promove, até ao 2º semestre de 2022, caminhadas regulares no interior serrano do concelho de Castro Marim, três vezes por semana, com duração de 1 hora. 
O projeto conta com o Município de Castro Marim, enquanto investidor social, sendo cofinanciado no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, ao abrigo dos fundos comunitários do CRESC Algarve 2020.