Os voos entre Nova Iorque e Faro vão continuar em 2026 por decisão da United Airlines, revelou hoje à Lusa o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), acrescentando que a rota será retomada em maio.

“Claramente percebe-se que a operação está a correr muito bem […]. A própria United [Airlines] já anunciou que continuará a haver esta rota em 2026”, disse André Gomes, sublinhando que o norte-americano não é o turista tradicional, que procura apenas sol e praia, trazendo valor acrescentado à região.

“Tem efetivamente uma capacidade também de realizar despesa na região bastante considerável e procura, acima de tudo, aquilo que são as experiências autênticas, mais imersivas” que o colocam em contacto com as tradições e a cultura, referiu aquele responsável.

André Gomes explicou que os norte-americanos não vêm apenas à procura da região do Algarve, sendo “turistas de longo curso” que acabam por conhecer todo o país, além de muitos procurarem uma segunda habitação ou ponderarem mesmo mudar-se para o Algarve.

“Este voo o que nos permitiu foi, efetivamente, que eles, se antes, ou vinham por Lisboa ou vinham pelo Porto e depois vinham até o Algarve, agora permite que possam, muitos deles, até começar a sua visita ao país pelo Algarve e depois ir por aí acima até ao Porto, e ficam a conhecer o país”, acrescentou.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre as dormidas de turistas em Portugal em agosto de 2025, no grupo dos 10 principais mercados emissores em agosto, destacaram-se os crescimentos do mercado norte-americano (mais 9,8%) e canadiano (mais 8,5%).

André Gomes também realçou o facto de o Algarve ter sido em agosto passado, face ao período homólogo, a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos do país - 36,3% dos proveitos totais, segundo o INE.

Por outro lado, sublinhou, o aumento do número de turistas nacionais em agosto em 3,4% face ao período homólogo contraria as “narrativas do afastamento dos portugueses do Algarve”, e de que o Algarve “está demasiado caro” para os portugueses.

“Isto vem demonstrar claramente aquilo que é uma consolidação do Algarve como o destino preferencial de férias de tantos milhares de portugueses e de tantos turistas internacionais, e que, mais uma vez, se veio a verificar este ano”, concluiu.

Os voos sazonais para Faro vão ser retomados em 15 de maio de 2026 pela transportadora norte-americana que iniciou a ligação direta entre Newark e o Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, no passado dia 17 de maio.

 

Lusa