O município de Vila Real de Santo António assinala o 50.º aniversário do 25 de Abril com um programa que se estende a todas as freguesias e inclui uma sessão solene, espetáculos musicais, mostras documentais e poesia.

As celebrações têm início no dia 24 de abril, com um concerto do fadista Ricardo Ribeiro, às 22h00, na Praça Marquês de Pombal.

No dia 25 de Abril, os festejos iniciam-se com o Hastear da Bandeira e uma arruada musical - com a Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA - nas três freguesias do concelho. Também durante a manhã haverá espaço para as «corridas da liberdade» e a pintura de murais de Abril.

Às 11h00, terá lugar, no Centro Cultural António Aleixo, a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António comemorativa do Dia da Liberdade.

As atividades do dia 25 de Abril encerram com um espetáculo de baile animado por Nelson Santos, às 22h00, na avenida marginal, em Monte Gordo.

 

Iniciativas ao longo de todo o mês de abril

Ao longo do mês de abril, o programa oferece uma variedade de atividades para todos os gostos e idades. Destacam-se a mostra documental «A Palavra Proibida», na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, expondo obras proibidas durante a ditadura, e a exposição «25 de Abril em VRSA: Memórias da Revolução», no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, que retrata memórias da Revolução.

No dia 14 de abril, uma oficina com o artista plástico Miguel Martinho convida o público a explorar a arte dos cartazes relacionados com o 25 de Abril, no CIIPC, em Santa Rita.

A programação inclui também uma tertúlia sobre a arte, a palavra e a liberdade de expressão, no dia 23 de abril, e a apresentação do livro «Margens Livres. 50 anos de liberdade. Antologia de poetas vila-realenses», na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, no dia 3 de maio.

Destaque ainda para o concerto infantojuvenil «Mais Alto», dirigido aos alunos do 1º ciclo, na Praça Marquês de Pombal, no dia 22 de abril, às 10h00, que celebrará a democracia através da música.

O Município convida toda a comunidade a participar nestas celebrações, que visam relembrar o passado, valorizar o presente e inspirar o futuro de um país livre e democrático.