Porque os jovens de hoje são cada vez mais afetados por problemas relacionados com a coluna vertebral, realiza-se no dia 14 de novembro, no pavilhão da Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines, um WorkShop com componente teórica e prática de Stretching Global Activo (SGA).

A atividade inicia-se às 10h00 e prolonga-se até às 12h30, com receção dos participantes a partir das 9h30. É uma iniciativa organizada pela Ginástica da Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines e tem como destinatários os pais e os ginastas das três classes da instituição, Iniciação, Desenvolvimento e Competição. 

Fatores como má postura, sedentarismo, prática excessiva de desporto e o peso do material escolar têm provocado dores das costas num público cada vez mais jovem. Os problemas de coluna, que afetavam apenas as pessoas da terceira idade, atinge esta parcela da população, especialmente crianças e adolescentes. As dores lombares têm diversas causas. O sedentarismo causado pela automatização dos aparelhos domésticos (televisão, videojogos, computador…) e a falta de atividades físicas são algumas das mais prejudiciais.

O SGA é um método de alongamento progressivo e não forçado que consiste na utilização de auto-posturas de alongamento e musculação em alongamento contra-resistência, aplicadas de uma forma global e específica para cada pessoa. Pode ser integrado como preparação para o treino, recuperação do treino, recuperação de lesões ou traumatismos existentes, ou como comportamento preventivo de lesões.

Um desportista só terá uma relação de integridade com o exercício físico, se incluir nos seus treinos um importante trabalho de alongamento dos grupos musculares. É da capacidade de alongamento dos nossos músculos que dependem o movimento, a força, o equilíbrio, um corpo livre de tensões e uma boa postura.

A globalidade dos alongamentos, o trabalho respiratório, e o alongamento dos músculos espinhais, evitam compensações noutras partes do nosso corpo, preservando o eixo e o espaço das articulações, as curvaturas da coluna e os seus discos intervertebrais.

“O Stretching Global Ativo (SGA) permite restabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade dos grupos musculares enrijecidos pela prática desportiva. A Globalidade dos alongamentos, o trabalho respiratório, a contração contra a resistência dos músculos alongados, e o streching dos músculos espinhais, constituem a originalidade do SGA e conferem-lhe uma eficácia incomparável.” PH. E. Souchard (fisioterapeuta e criador da Reeducação Postural Global).

 

Por C.P. Messines