Celebra-se a abertura de um espaço de Educação Ambiental, de Ciência e Conservação, de Cidadania, de alegria, de família e de aposta num futuro ambientalmente mais consciente. É o início de um projeto que é uma homenagem ao Mar, à Família e à coragem de acreditar em Portugal e no Ambiente.
Em comunicado, o Zoomarine explica que "ao longo de 30 anos tivemos a honra de acolher mais de 13 milhões de visitantes, de dar emprego a várias dezenas de milhares de jovens e de adultos, de presenciar o nascimento de centenas de animais, de resgatar, reabilitar e devolver ao meio selvagem centenas de espécimes arrojados ou confiscados pelas Autoridades. E plantámos dezenas de milhares de árvores e removemos toneladas de lixo marinho… Neste período ganhámos dezenas de prémios internacionais e dezenas de prémios e distinções nacionais".
Acrescenta ainda que "nestas décadas, desenvolvemos dezenas de programas pedagógicos, publicámos e ajudámos a publicar inúmeros projectos científicos. Acolhemos investigadores, estagiários e voluntários. Fomos palco de telenovelas, séries de TV, curtas-metragens, e milhares de apresentações. Visitámos e acolhemos centenas de turmas e interagimos com dezenas de milhares de alunos de todo o espectro letivo".
Recordando momentos menos felizes, o Zoomarine escreve que "também tivemos perdas e tristezas – porque a marcha do tempo não é igualmente longa para todas as espécies e para todos os indivíduos… Mas ainda hoje, e para sempre, tentamos honrar as suas memórias, as suas dádivas e conquistas, e as relações que conseguiram criar connosco e que nunca serão esquecidas. Criámos, ao longo destes 30 anos, um parque temático que já foi eleito o 7º Melhor da Europa e o 24º melhor do mundo… Temos orgulho em sermos eleitos, ano após ano, a Melhor Empresa e Parque de Animação Turística de Portugal".
"E, acima de tudo, temos humilde orgulho em saber que conseguimos criar um espaço de alegria e sorrisos, de segurança e de paz, de família e de futuro. Agora, 30 anos volvidos, o tempo é de balanço e de celebrações. E embora muito se possa dizer e escrever, na verdade, quase tudo se pode resumir numa frase: tem sido muito bonito, tem sido muito estimulante, tem valido a pena… e vai continuar a valer!", promete o espaço.
A todos os que, ao longo de 30 anos, contribuíram (presencialmente e ao longe, por laços profissionais, familiares e/ou científicos, sendo jovens ou de provectas idades, de nascimento lusitano ou internacional) para este sonho e para este desígnio, o Zoomarine agradece: "Porque se a história das famílias se constrói dia a dia, passo a passo, emoção a emoção, a história familiar do Zoomarine é a prova de tal".
"Muito obrigado a todos! Muitos parabéns a todos! E muito bem-haja, Pedro Lavia – pelo sonho, pela visão, pelos valores, pela coragem, e pela magnífica e ética liderança!", termina o comunicado.
A Voz do Algarve entrevistou recentemente o fundador do espaço, Pedro Lavia, que abordou, entre outros assuntos, os prejuizos de 2020 provocados pela pandemia e falou sobre o futuro do parque, deixando uma visão otimista da situação.
Leia a entrevista na íntegra AQUI.
Por: Filipe Vilhena