«É do conhecimento geral que: se o ar está poluído, se está quente demais, se os solos estiverem degradados, se o local for muito ventoso, se queremos proteger as nossas águas e se houver falta de comida, ajudará se plantarmos uma árvore. E se assim é, nunca devemos subestimar a importância de plantarmos», continua o Zoomarine.
«E é por isso mesmo que um dos mais bonitos esforços de defesa e promoção do nosso património natural está de volta – assim, nas manhãs dos dias 06 e 07 de novembro voltaremos a pôr as mãos na terra em prol da ‘OMV - Operação Montanha Verde’», realça o parque.
«Sim, a ‘Operação Montanha Verde’ está de volta aos municípios do Algarve e, nessas duas manhãs, entre as 09h30 e as 12h00, testemunharemos a oferta e plantação de cerca de 42’000 espécimes vegetais de porte arbustivo e arbóreo oferecidas pelo Zoomarine, no âmbito da filosofia ‘Together We Protect – Juntos Protegemos’. E com a OMV-22 deverão voltar muitas centenas de corações (na edição de 2019 foram 4’174 em 07 horas) que desejam proteger os nossos delicados ecossistemas», escreve o Zoomarine.
Esta ação de cidadania e responsabilidade social iniciou-se em 2016, após os terríveis incêndios em Monchique. Desde então, e sempre durante uma ou duas manhãs de novembro, e contando com 2022, já foram oferecidas mais de 126’000 plantas – das quais cerca de 100’000 exemplares, de cerca de 60 espécies, terão sido plantadas com a «generosa e feliz ajuda de cerca de 11 mil voluntários», acrescenta.
Em 2022, serão parceiros na OMV-22 oito municípios: Silves, Loulé, Portimão, São Brás de Alportel, Olhão, Faro, Castro Marim e Lagos; a que se associam várias entidades: Zoomarine, Universidade do Algarve, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas IP, Agência Portuguesa do Ambiente IP, Região de Turismo do Algarve, CCDR Alg (Europe Direct), Instituto Português do Desporto e Juventude IP, ALGAR SA, Águas do Algarve SA, Delegação Regional da Educação do Algarve, e Olimar Reisen – todos unidos em prol da defesa e promoção do nosso Futuro e do nosso Ambiente.
«Sim, sabemos que esta reiterada oferta anual de algumas dezenas de milhares de plantas não mudará o mundo, mas estamos convictos que as muitas centenas de pessoas que voltarão a unir esforços, emoções e mãos para proteger o nosso Algarve carregarão no seu coração essa vontade – e é assim que se muda o planeta e a nossa sociedade para melhor. Sim, porque... Juntos Protegemos!», termina o Zoomarine.