Decorre até ao dia 12 de janeiro uma campanha de Rastreio do Cancro da Mama no concelho de Odemira, totalmente gratuita, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul,

em parceria com a Associação Regional Saúde do Alentejo e o Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Alentejo Litoral e com o apoio do Município de Odemira.

O Rastreio é destinado às mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos e realiza-se de segunda a sexta-feira, entre as 08.00 e as 13.00 e as 14.00 e as 18.00 horas. As mulheres elegíveis para o rastreio vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, anualmente, em Portugal, e 1.800 mulheres morrem com esta doença. Para a Liga “O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.”

O cancro da mama tem maior probabilidade de cura se for detetado a tempo. Através do diagnóstico precoce é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida das pacientes, pelo que o Município de Odemira se associa a esta iniciativa indutora de práticas preventivas conducentes a estilos de vida saudáveis e pró-ativos.

 

Calendário do rastreio no concelho de Odemira:

4 a 10 novembro – Colos, junto ao Salão de Festas

11 e 12 novembro – São Martinho das Amoreiras, junto ao Salão de Festas

15 a 18 novembro – Sabóia, junto ao Salão de Festas

19 novembro a 8 dezembro – São Teotónio, junto ao Centro de Saúde

9 a 21 dezembro – Vila Nova de Milfontes, junto ao Centro de Saúde

22 a 28 dezembro – São Luís, junto ao Armazém Junta de Freguesia

29 dezembro a 12 janeiro – Odemira, junto ao Centro de Saúde