Para esta época gripal, encontram-se disponíveis no âmbito do Serviço Nacional de Saúde 2,5 milhões de doses de vacinas contra a gripe. A administração ocorrerá, predominantemente, em contexto do Serviço Nacional de Saúde, mas também em contexto de farmácia comunitária, no âmbito do Programa Vacinação SNS Local, ao qual o Município de Olhão voltou a aderir, em parceria com o Ministério da Saúde e a Associação Nacional de Farmácias.
Com o apoio financeiro do Município, as farmácias comunitárias apoiam a vacinação das populações entre os 6 meses de idade e os 64 anos que tenham as patologias crónicas ou condições abrangidas pela vacinação gratuita.
Para tal, os cidadãos abrangidos por esta medida deverão dirigir-se a uma das farmácias aderentes para que lhes seja administrada, de forma gratuita, a vacina da gripe.
Basta, apenas, que se façam acompanhar pela respetiva prescrição médica eletrónica, que lhes será enviada via SMS ou, em alternativa, se encontrará disponível na Plataforma de Prescrição Eletrónica de Medicamentos.
Em Olhão, esta é a lista das farmácias aderentes:
Farmácia Progresso – Olhão;
Farmácia Rocha – Olhão;
Farmácia Pacheco – Olhão;
Farmácia Olhanense – Olhão;
Farmácia Brito – Olhão;
Farmácia Nobre Sousa – Quelfes;
Farmácia Mendes Segundo – Fuseta;
Farmácia Soares – Moncarapacho.
Numa altura em que a situação epidemiológica volta a colocar Portugal e a Europa em alerta, a adesão a este programa constitui mais uma medida de salvaguarda da saúde pública.