Encontra-se em consulta pública, até ao dia 30 de novembro, o plano de atividades 2023-2027 da Salvaguarda da Dieta Mediterrânica na Região do Algarve (PASDM 2023-2027).

Os interessados em enviar opiniões, sugestões e contributos deverão remetê-los para dietamediterranica@ccdr-alg.pt até à data limite.

Este plano de atividade foi dinamizado e coordenado pela Universidade do Algarve (UAlg), em colaboração com todas as entidades regionais, assumindo e mantendo a estrutura base do PASDM 2018-2021, que define, de acordo com a UNESCO, os objetivos e as iniciativas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Dieta Mediterrânica no âmbito dos seguintes vetores estratégicos: identificação, investigação e documentação; preservação e proteção; promoção e valorização; e transmissão, através da educação/ensino, formal e não formal.

Para cada um destes vetores estratégicos foram definidas as ações que as entidades envolvidas se propõem realizar no período de 2023 a 2027.

Estas ações são desenvolvidas no âmbito do projeto “O Algarve na Dieta Mediterrânica”, o qual é cofinanciado pelo Programa Operacional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020, que visava a implementação do PASDM 2018-2021 e ainda o desenvolvimento de ações-piloto, com o objetivo de inovar e abranger novos mercados.

Recorde-se que em março de 2014, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve dinamizou a constituição da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica que integra os parceiros regionais, públicos e privados, pelo que após finalizar a consulta pública, a CCDR Algarve, que preside à Comissão, promoverá a reunião para aprovação do Plano.

Consultar o relatório de atividades de salvaguarda regional da Dieta Mediterrânica 2018-2021 aqui.