Trata-se de um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.
Neste sentido, o Serviço Municipal de Proteção Civil esteve presente na Escola Secundária de Loulé e na Escola Secundária Drª Laura Ayres, em Quarteira, de forma a colaborar na implementação do exercício, envolvendo um total de 2228 alunos, 230 professores e outros funcionários dos estabelecimentos escolares que adotaram este procedimento que pode salvar vidas, contribuindo para a consciencialização e aprendizagem sobre como agir em caso de sismo. Além dos técnicos deste Serviço, a iniciativa contou também com presença dos Bombeiros e da GNR.
O objetivo deste exercício consiste na sensibilização dos cidadãos para o risco sísmico, desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes, recordando os gestos de autoproteção de BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR.
A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos, seguidos da posterior evacuação do espaço para o ponto de encontro.
Esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma proteção civil preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.