A única corrida por etapas portuguesa do circuito UCI ProSeries terá 752.9 quilómetros e um acumulado de elevação de 14455 metros, distribuídos por cinco etapas. Haverá bonificações nas chegadas e, em cada etapa em linha, uma meta volante bonificada com 6 segundos para o primeiro a passar.
A tirada mais longa da competição é a primeira, 200,8 quilómetros unindo Portimão a Lagos, uma jornada que se prevê de protagonismo para os sprinters.
A luta pela classificação geral tem um dia importante na segunda etapa, 171,9 quilómetros, entre Lagoa e o alto da Fóia, Monchique. A meta, no ponto mais alto do Algarve, será antecedida por três outras contagens de montanha. Duas delas encadeadas, de modo a endurecer e a selecionar a corrida antes da subida final. São as subidas de Alferce (3.ª categoria) e da Pomba (2.ª categoria), esta apenas a 6300 metros do início da escalada para a meta.
Ao terceiro dia antevê-se nova oportunidade para os homens rápidos, no final dos 192,2 quilómetros que ligam Vila Real de Santo António a Tavira. Numa aproximação à meta semelhante a esta, a luta pela bonificação acrescida na meta volante de Vila Real de Santo António, baralhou as contas dos sprinters na edição de 2023 da corrida. Veremos se a mesma meta intermédia terá algum impacto na definição da etapa em 2024.
A quarta etapa é a grande novidade da competição, um contrarrelógio individual de 22,2 quilómetros, entre a Marina de Albufeira e a Câmara Municipal do mesmo concelho. O percurso tem o sobe e desce que é apanágio dos contrarrelógios da Volta ao Algarve, dando oportunidade aos especialistas mais puros sem arredar completamente da discussão ciclistas completos que se adaptem ao esforço individual.
As contas da geral irão fechar-se apenas na quinta e última etapa 165,8 quilómetros entre Faro e o Alto do Malhão. A chegada coincide com um prémio de montanha de segunda categoria. A 24 quilómetros da meta o pelotão fará a primeira subida ao Malhão, já depois de ter ultrapassado os prémios de montanha de Vermelhos (Km 99) e de Alte (km 128,3).
Num pelotão que será fechado nas próximas semanas, estão já confirmadas treze equipas: Dez WorldTeams: Alpecin-Deceuninck (Bélgica), Arkea-B&B Hotels (França), Astana Qazaqstan Team (Cazaquistão), BORA-hansgrohe (Alemanha), EF Education-EasyPost (EUA), Groupama-FDJ (França), Lidl-Trek (EUA), Soudal Quick-Step (Bélgica), Team dsm-firmenich PostNL (Países Baixos) e UAE Team Emirates (Emirados Árabes Unidos). E três ProTeams: Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), Tudor Pro Cycling (Suíça) e Uno-X Mobility (Noruega).
Entretanto, já abriram as inscrições para o Algarve Granfondo, o evento de massas da Volta ao Algarve, que permite aos ciclistas amadores pedalar no mesmo palco das maiores estrelas do mundo. O Algarve Granfondo realiza-se em Albufeira, dia 17 de fevereiro. Inscrições: https://stopandgo.net/events/algarve-granfondo-2024?fbclid=IwAR2EmNsibMib0PzQnpOKEKsDTdSpUhUiaGonQskXpFqnoiM_f7Q98X8X1W4