Assinalaram-se, no dia 4 de Dezembro de 2023, os dez anos da inscrição da «Dieta Mediterrânica» na listagem de património cultural imaterial da humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Designada como comunidade representativa de Portugal, Tavira passou a integrar uma lista de sete estados e localidades com culturas mediterrânicas milenares, onde se incluem também Chipre (Agros), Croácia (Hvar e Brac), Grécia (Koroni), Espanha (Soria), Itália (Cilento) e Marrocos (Chefchaouen).
Ao longo destes dez anos, muito foi o trabalho desenvolvido em torno da Dieta Mediterrânica, tendo como objetivo divulgar, salvaguardar e valorizar este património imaterial, transmitindo conhecimentos, registando, promovendo e investigando.
Tavira não esteve sozinha nesta caminhada, muitos cidadãos, associações e entidades locais, regionais e nacionais, que desde a primeira hora, juntaram-se ao Município de Tavira na preparação e elaboração da candidatura e que, ao longo destes anos, têm estado a trabalhar para a divulgação e salvaguarda deste estilo de vida.
Pelo exposto, a Assembleia Municipal de Tavira, reunida a 14 de dezembro de 2023, delibera:
• Aprovar um Voto de Congratulação pelos dez anos da inscrição da “Dieta Mediterrânica” na lista de património cultural imaterial da humanidade da UNESCO.
• Felicitar o Município de Tavira e todos os parceiros integrantes da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica, pelo trabalho desenvolvido em prol da divulgação e do plano de ação e salvaguarda da Dieta Mediterrânica (PASDM).
• Enviar o presente Voto de Congratulação ao Município de Tavira e aos parceiros da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica: CCDR Algarve, Universidade do Algarve, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Regional de Cultura do Algarve, Região de Turismo do Algarve, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro), Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação do Algarve, Associação In Loco, Tertúlia Algarvia, Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve e Confraria dos Gastrónomos do Algarve.
• Remeter cópia da deliberação que recair sobre esta proposta, à Presidente da Câmara Municipal de Tavira, para divulgação, aos órgãos de comunicação social locais, regionais e nacionais, e proceder à sua publicação nos suportes de comunicação do Município de Tavira. Tavira, 14 de dezembro de 2023 Pelos grupos