Após a receção de candidaturas de todo o país, o Galardão foi atribuído a 21 autarquias pelo júri da CASES, entidade que tem por missão dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social.
Com um relevante conjunto de projetos sociais nesta área, Portimão foi o único Município a sul do Tejo a ser distinguido na primeira edição do galardão, cujo objetivo central é reconhecer, pública e formalmente, o trabalho das autarquias, visando potenciar uma rede de partilha, que privilegie a monitorização, o reconhecimento e a divulgação de boas práticas que podem ser assumidas e replicadas por outros territórios, em prol do voluntariado e da solidariedade.
Na cerimónia, que contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, também foram distinguidos os Municípios de Cascais, Alenquer, Amarante, Anadia, Arouca, Guimarães, Mafra, Maia, Matosinhos, Ourém, Paredes, Póvoa de Varzim, Torres Novas, Trofa, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Verde, Viseu, Porto e a Freguesia de S. Pedro Fins.