A AMAL, Comunidade Intermunicipal do Algarve, e o Instituto Superior de Agronomia (ISA) acabam de assinar um acordo para a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Combustíveis do Algarve (PIGCAlg). Uma iniciativa que surge no âmbito do projeto FIREPOCTEP+.
Através desta colaboração, será desenvolvido um plano de gestão de combustíveis para a região do Algarve, que inclui, entre outros aspetos, ferramentas de simulação de comportamento do fogo e otimização de localização de tratamentos de combustível. 
 
O Plano irá incorporar, também, o conhecimento e prioridades dos atores locais na definição das áreas e na calendarização da gestão de combustível e integrará informação sobre os meios de gestão de combustível existentes (e.g., maquinaria, sapadores, técnicos de fogo controlado), os custos associados à gestão de combustível e a definição das opções disponíveis para gestão de combustível em cada unidade de tratamento.
 
O projeto FIREPOCTEP+ (Paisagem resiliente face a grandes incêndios florestais: resposta a emergências, melhoria da interoperabilidade e reforço das capacidades operacionais e sociais face às alterações climáticas) é um exemplo de cooperação transfronteiriça, empenhada na preservação do ambiente e no crescimento socioeconómico das regiões envolvidas.
 
Informação Complementar:
 
O projeto FIREPOCTEP+ visa reforçar os sistemas de prevenção e extinção de incêndios florestais na região transfronteiriça entre Espanha e Portugal conhecida como La Raya.
Este projeto é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027 (POCTEP).
 
Liderado pela Universidade de Vigo, o FIREPOCTEP+ tem um orçamento total de 3.322.468,75€, tem uma duração de três anos (01/01/2024 - 31/12/2026) e um total de 15 beneficiários de Espanha e Portugal (sendo a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL um dos parceiros deste projeto), bem como 2 parceiros sem financiamento.