Por: PCP
Paulo Raimundo esteve em Silves
O Secretário Geral do PCP, Paulo Raimundo, marcou presença num jantar/comício no Castelo de Silves no passado dia 27 de Julho.
Uma iniciativa integrada nos habituais comícios de verão do PCP na região, que desta vez rumou a Silves juntando centenas de militantes e amigos do PCP e da CDU.
A noite esteve animada com um grupo de percussão a abrir e depois foi tempo de boa música tradicional portuguesa.
Nas intervenções políticas, Bruno Pereira pela Direcção da Organização Regional do Algarve, salientou o facto de numa região turística por excelência como a nossa e com os muitos milhões de lucros gerados pelo turismo, haja tanta injustiça na distribuição da riqueza criada por este sector.
Os problemas do SNS também foram trazidos à intervenção em particular os constantes fechos da maternidade e falta de serviços de Pediatria em Portimão, os tempos de espera para consulta, a falta de profissionais e a opção errada do governo PSD/CDS avançar com a construção e gestão em PPP – Parceria Público Privada do Hospital Central do Algarve (sem data ainda anunciada).
A situação da falta de requalificação das EN 124 e 125, assim como as portagens na Via do Infante também foram colocadas. Sobre as portagens mais uma vez se afirmou que o que era preciso era acabar o mais depressa possível como a portagens, sem deixar para 2025 ou fazer depender disso o Orçamento de Estado que ainda vai ser discutido.
O Secretariado Geral do PCP na sua intervenção colocou questões como o agravar das diferenças sociais e económicas dos trabalhadores e da maioria da população em contraste com os grupos económicos, que vão arrecadando cada vez mais lucros com o aumento da exploração e benefícios fiscais, situação potenciada pela actuação deste governo PSD/CDS.
O que se impõe para acabar com esta injustiça é o combate firme a esta política de direita, agora aprofundada por PSD/CDS, no seguimento das más pisadas do anterior governo PS.
Paulo Raimundo destacou a proposta alternativa e distinta que o projecto do PCP comporta, em que no caso autárquico o distinto projecto autárquico da CDU é uma mais valia e de confiança, valorizando o exemplo da gestão CDU do Município de Silves.
Não faltou na sua intervenção referência à Festa do Avante, a essa grandiosa festa políticocultural, que se realizará nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, no Seixal. Serão muitos os militantes e amigos da Festa que irão estar nos próximos dias a promover a Festa e ajudá-la a ser construída.
Por fim colocou a preparação do XXII Congresso do PCP como uma tarefa de toda a Organização, na construção de uma grande jornada ao serviço dos trabalhadores e do povo, no caminho da PAZ, da Democracia e do Socialismo.