No âmbito do V Encontro Científico Anual do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida, que irá decorrer pelo quinto ano consecutivo em Loulé, a Casa do Meio Dia recebe, no dia 5 de setembro, pelas 19h00, uma conferência proferida por um dos elementos que constituem a direção deste Observatório
Duarte Rolo irá falar sobre a atualidade dos “Aspetos do novo radicalismo de direita”, obra do filósofo Theodor Adorno.
“Nos últimos anos, temos assistido com perplexidade e consternação à ascensão de líderes e movimentos políticos autoritários em diversos países. O sucesso destes movimentos - por vezes descritos como de extrema-direita, fascistas, neofascistas ou populistas, consoante os autores - recorda-nos episódios negros da nossa história que julgávamos ultrapassados. Em vez da indignação estéril face à ascensão destas forças reacionárias, importa procurarmos entender a sua emergência e o seu poder de sedução.
 
Nos nossos esforços para compreender o funcionamento destes movimentos políticos, podemos inspirar-nos nos nossos antecessores. Foi precisamente isso que escolhi fazer para esta conferência, resgatando para a posteridade um texto tão curto quanto incisivo do filósofo alemão Theodor Adorno, cuja publicação passou relativamente desapercebida em Portugal. Proponho-me, durante o tempo desta palestra, revisitar este texto, destacando os elementos-chave da análise de Adorno. Elementos que, parece-me, constituem outros tantos recursos para podermos pensar o que está a acontecer no nosso próprio contexto político.», explica Duarte Rolo.
 
Duarte Rolo é psicólogo clínico e do trabalho, doutorado em psicodinâmica do trabalho pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (paris, França). Foi Professor Associado na Université Paris Cité e é atualmente investigador integrado no ISCTE e Professor convidado no Instituto Piaget de Almada. É membro da direção do Observatório das Condições de Vida e de Trabalho. 
O Observatório para as Condições de Vida e Trabalho é um projeto transdisciplinar que agrega investigadores de diferentes áreas do conhecimento e instituições, com o objetivo de estudar o trabalho, a saúde, a educação, a habitação, o estado social, a segurança social e a dinâmica de populações. É uma parceria de investigação entre as Universidades Nova de Lisboa, Instituto Superior Técnico e Université de Paris.
 
 
 
Por: CM Loulé