numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Veloso, que conferiu posse, e que teve lugar nas instalações do Comando Territorial de Faro.
O Coronel Marco Reinaldo Henriques é natural da Madeira, tem 50 anos e nasceu a 21 de agosto de 1974.
É licenciado em Ciências Militares, na especialidade de segurança, pela Academia Militar e tem duas pós-graduações, nomeadamente em Direito e Segurança e em Ciências Militares e Policiais.
Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 2000, tendo desempenhado diversas funções de comando e estado-maior ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:
- 2.º Comandante do Comando Territorial de Faro;
- Chefe das Secção de Operações, Treino e Relações Públicas, no Comando Territorial de Faro;
- Coordenador no Ponto Único de Contacto para a Cooperação Policial Internacional;
- Coordenador Nacional dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira;
- Comandante do Destacamento Territorial de Albufeira;
- Comandante dos Destacamentos de Trânsito de Beja, Albufeira e Castelo Branco;
- Docente na Academia Militar;
- Formador no Curso de Formação de Guardas, na Escola da Guarda.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.
O Comando Territorial de Faro, é uma unidade com sede na cidade de Faro e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR neste distrito. Tem como missão garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos e liberdades e garantias dos cidadãos, a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança, a proteção das pessoas e dos bens, prevenir a criminalidade em geral, desenvolver as ações de investigação criminal e contraordenacional, zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e aos transportes rodoviários, promover e garantir a segurança rodoviária, e manter a vigilância e a proteção de pontos sensíveis.
O Comando Territorial de Faro compreende na sua zona de ação, na região do Algarve, seis Destacamentos Territoriais, um Destacamento de Intervenção e um Destacamento de Trânsito, compreendendo 27 Postos Territoriais, dois Subdestacamentos Territoriais, um Subdestacamento de Trânsito e um Posto de Trânsito.
GNR