Neste local já existe um espaço preparado para aulas de demonstração da biodiversidade aquática, invisível para a maioria dos cidadãos, que, desta forma, pode ser usado por docentes, investigadores e estudantes de diferentes níveis, incentivando metodologias mais inovadoras, como problem based learning, no ensino superior.
A ligação ao tecido empresarial desta zona também está em desenvolvimento com o início do projeto de reativação e manutenção da “salina do Francisco”. O seu funcionamento de modo artesanal será objeto de estudo, de forma a perceber o seu contributo para um ecossistema mais saudável.
Outras estações marinhas associadas ao projeto estão também a ser ultimadas, nomeadamente em Sagres, no porto da Baleeira, e ficarão ligadas em rede a outras mais a sul, na ilha da Madeira, onde se pretende que os estudantes possam adquirir competências mais aplicadas aos ecossistemas marinhos.
O FOSTEAM@SOUTH pretende atrair mais estudantes, nacionais e internacionais, para as instituições do consórcio, em especial das áreas STEAM. É coordenado pela Universidade da Madeira, em parceria com a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e a Universidade Nova de Lisboa.
UAlg