Quinta, 18 de Outubro de 2018 |
Estrangeiros compraram 25% das casas vendidas no país em 2017

17:22 - 11/01/2018     230 visualizações ECONOMIA
Imprimir
No ano passado foram vendidas 152.000 casas em Portugal, sendo que os estrangeiros foram responsáveis pela compra de um quarto desses imóveis.

Brasileiros, mas sobretudo franceses, são os grandes compradores de imobiliário em território nacional.

"Os estrangeiros já valem 25% do mercado, ou seja, um quarto das casas foram compradas por estrangeiros", disse Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP). O responsável adiantou, citado pelo Diário de Notícias, que os britânicos e os chineses, estes a aproveitar os vistos gold, estão a ajudar ao “boom” do mercado e, claro, à subida dos preços.

Luís Lima admitiu ainda que as vendas das casas subiram entre 25% e 30% no ano passado, o que significa que devem ter sido vendidas 152.000 casas no país pelas imobiliárias e promotoras, mais 23.500 que em 2016 .

"É um aumento dentro do que prevíamos e que permite antecipar que, neste ano, imobiliário irá crescer novamente", adiantou o líder da associação de mediadores, esclarecendo que em regiões como Lisboa a subida do preço por metro quadrado ainda está longe de afastar os estrangeiros “mais endinheirados”, mas também que os preços ainda estão abaixo daqueles que são praticados noutros países.

“Os ativos imobiliários valorizaram o país. O imobiliário está a ser a árvore das patacas, mas tem de haver investimento no combate à escassez da oferta para a classe média portuguesa", concluiu Luís Lima, lembrando que, se a subida de preços não afasta os estrangeiros, afasta certamente as famílias da classe média das grandes cidades, para quem é necessário arranjar uma solução. 

 

Por: Idealista

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos