GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Leitão (fig. brasão) vem de topónimo - Portela dos Leitões, posteriormente denomina Portela das Cabras, no distrito de Braga.

Martim Pires Leitão de Lodares, nascido cerca de 1220 e ainda vivo em 1300, foi o primeiro assim nomeado. Era proprietário, além da dita Portela, do Morgado de Cidoros, do padroado da igreja de Santa Marinha e do senhorio de Lodares. Casou com Teresa Rodrigues de Urrô, falecida em 1317 (filha de Rui Dias de Urrô e de Teresa Fernandes Martinhata). Deste matrimónio nasceram Gonçalo Martins Leitão, Fernão Martins Leitão, Rui Leitão, Pedro Martins Leitão e Joana Leitão

Martim Pires Leitão foi filho de Pedro Martins de Lodares e de Sancha Pires de Valdomar, neto paterno de Martim Pais de Lodares, bisneto de Paio Forjaz, trineto de Fruela Guedes e penta neto de Gueda “o Velho”.

D. Pedro Conde de Barcelos (1344) inicia as linhagens dos Leitão, Aguiar, Montes, Barroso e outros em Gueda “o Velho”, com origem na comunidade moçárabe (cristão arabizado) de Toledo, o qual acompanhou o Conde D. Henrique (1096-12) e ficou senhor da Torre do Barroso. Era vivo em 1120.

Os moçárabes de Toledo eram sepultados na Igreja a Santa Luzia, mandada erigir por Estêvão, o qual foi casado com Lucia (filha de Blefila e de Evancio) e que era sobrinho e copeiro do rei Visigodo Chindasvinto (642-53). Pelas gravações das lápides da Igreja de S. Luzia é provável que Gueda “o Velho” descenda de Estêvão (Felgueiras Gaio, 1678).

Os Leitão seriam assim descendentes do rei Visigodo Leovigildo (568-86), o qual de Teodosia (filha do Dux Severiano de Cartagena), teve Hermenegildo que foi pai de Atanagildo e avô de Estêvão…

Em Alte, no sítio da Água Velha, encontrou-se em registo de 1517 “terras aforadas a João Leitão por 10 alqueires de trigo” (M. F. Botão, 2009).

Maria Leitoa foi casada em Loulé em 1582 com Bartolomeu Afonso.

Outra Maria Leitoa nasceu em Alte em 1576 (filha de Vicente Anes e de Leonor Queimada) e casou em 1599 com Baltazar Gomes (filho de Bartolomeu Gomes e de Bárbara Martins) …