Para celebrar o Dia do Autor Português (22 de maio), a Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe amanhã, às 21h00, uma conferência literária intitulada «Mulheres raras – Cultura feminina e escritoras portuguesas no séc. XX» por Rosa Azevedo.

A entrada é livre, sendo que se trata da primeira conferência de um conjunto de três, integrada na promoção do livro e da leitura, sobre a produção literária, ficcional e crítica, por mulheres portuguesas ao longo do século XX. A próxima será a 26 de junho e vai assinalar o centenário de nascimento de Isabel da Nóbrega (1925 - 2021).

 

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe amanhã, às 21h00, uma conferência literária, de entrada livre, intitulada “Mulheres raras – Cultura feminina e escritoras portuguesas no séc. XX”, por Rosa Azevedo.

Esta conferência assinala o Dia do Autor Português e marca o início de um conjunto de três encontros, integrados na promoção do livro e da leitura, sobre a produção literária, ficcional e crítica, por mulheres portuguesas ao longo do século XX.

“A produção literária feminina em Portugal, ficcional ou crítica, nunca esteve em paridade com as manifestações literárias masculinas ao longo do século XX, sendo ainda mais grave a situação nos séculos anteriores. No entanto, elas foram voz de intervenção e de emancipação e responsáveis por trazer à luz do dia resultados de aturadas investigações nos mais diversos campos da literatura. A par daquelas que se encontram no âmbito de um certo cânone literário, há um vasto mundo de produção literária nas chamadas margens, que assinalam as diversas dobras de pensamento a que se assistiu no século XX”, refere o presidente do Município de Albufeira, José Carlos Rolo, que revela lembrar-se com afeição dos livros educativos, especialmente na área dos contos, “por escritoras que depois entraram no esquecimento, como Alice Gomes, Fernanda de Castro e muitas outras”.

Algumas das escritoras do séc. XX irão ser recordadas nesta conferência, como será o caso de Maria Judite de Carvalho, Maria Ondina Braga, Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa, Celeste Andrade, Maria Archer, Isabel Meyrelles, Graça Pina de Morais, Isabel da Nóbrega, Maria Isabel Barreno, entre muitas outras.

Rosa Azevedo tem realizado desde 2007 diversos cursos de literatura portuguesa, para além de outros trabalhos de produção ligados à literatura, nomeadamente na área do Surrealismo, da edição independente e das mulheres escritoras do século XX português. A próxima será a 26 de junho e vai assinalar o centenário de nascimento de Isabel da Nóbrega (1925 - 2021).

Esta palestra confere certificado de participação aos elementos do Clube de Leitores que se inscreveram previamente.