Mais uma vez este ano, o Município de Olhão associou-se ao Mês de Prevenção dos Maus-tratos na Infância e Juventude que, por todo o País, relembra a responsabilidade coletiva para a prevenção dos maus-tratos.

O ponto alto deste mês de atividades aconteceu no Estádio Municipal na manhã desta terça feira, 30 de abril, onde mais de 2000 participantes participaram na formação de um Laço Azul Humano.

A ação de sensibilização contou com 88 turmas do concelho, bem como com inúmeras IPSSs, associações, bombeiros e forças de segurança.

Com esta atividade, a organização pretendeu, mais uma vez, tornar visível o interesse comum e esforço conjunto das instituições do concelho relativamente ao problema dos maus-tratos na infância e juventude e informar e consciencializar a comunidade para o seu papel na sua prevenção.

Na ocasião, que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, e da restante vereação, o autarca sublinhou “o papel de todos enquanto comunidade, bem como das escolas, educadores e forças de segurança”, na luta contra “este flagelo que se continua a verificar”.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, nos Estados Unidos, quando Bonnie W.Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro, como forma de homenagem aos seus dois netos, ambos vítimas de maus-tratos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças da violência e negligência.

A história desta avó demonstra o efeito que a preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

 

Por: Município de Olhão