O russo Kirill Sveshnikov (Lokosphinx) venceu hoje a segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho, mas foi o camisola amarela, Delio Fernandez (OFM-Quinta da Lixa), o mais beneficiado com a ligação entre Atouguia da Baleia e Torres Vedras, pois a bonificação do segundo lugar permitiu-lhe aumentar a vantagem sobre os adversários.
Apesar das sete passagens na curta mas dura subida da serra da Vila, foi um pelotão compacto que abordou o risco de meta. Kirill Sveshnikov fez valer os dotes de velocista, que já lhe garantiram subidas ao pódio em mundiais e europeus de pista, para conquistar a primeira vitória de estrada como profissional. Nos lugares imediatos colocaram-se dois corredores que lutam pela Camisola Amarela Liberty Seguros, Delio Fernandez e Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive).
“Estou muito feliz com este triunfo. Os meus melhores resultados foram obtidos na pista, mas hoje senti-me muito bem e na última volta a equipa confiou em mim para sprintar. Coloquei-me bem e consegui vencer”, disse Kirill Sveshnikov, ajudado pela tradução de um elemento da equipa Lokosphinx.
Após a tirada, Delio Fernandez mantém a camisola amarela presa por poucos segundos, mas ainda assim robusteceu a diferença face aos rivais. Victor de La Parte é segundo, a 5 segundos, enquanto Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte) é terceiro, a 12 segundos.
“Fazer a subida da serra da Vila sete vezes dificultou muito a tarefa dos meus companheiros de equipa, a quem tenho de enviar um enorme agradecimento pelo trabalho cinco estrelas que fizeram. A mim coube-me apenas controlar as movimentações dos adversários na parte final e sprintar. O resultado acaba por ser melhor do que poderia esperar à partida”, confessou Delio Fernandez.
Os 147,5 quilómetros, que hoje ligaram Atouguia da Baleia e Torres Vedras, foram animados por diversas tentativas de fuga. A mais consistente de todas iniciou-se ao quilómetro 52 e foi integrada por nove corredores, entre os quais o espanhol Alberto Gallego (Rádio Popular) e o português Rui Rodrigues (Anicolor), que entraram na aventura, que só foi totalmente anulada já nos últimos 20 quilómetros de corrida, para defender as lideranças da montanha e das metas volantes, respetivamente. Ambos concluíram com êxito a empreitada a que se propuseram.
Delio Fernandez é agora o líder da classificação por pontos, enquanto Kirill Sveshnikov passou para a liderança da juventude. Por equipas comanda a 4-72 Colombia.
Amanhã corre-se a terceira e última etapa da competição, que vai levar a caravana de S. Martinho de Porto, onde será dada a partida, às 12h00, até ao Parque Eólico da Carvoeira, onde se prevê a chegada, coincidente com um prémio de montanha de segunda categoria, para as 16h00, depois de percorridos 164 quilómetros. Pelo caminho, os corredores vão ainda fazer uma primeira subida à Carvoeira e escalar a serra de Montejunto.
“A etapa de amanhã é, mais uma vez, muito difícil de controlar. No entanto, acredito em mim e nos meus companheiros de equipa, embora saiba que a concorrência está muito forte, coletivamente a Efapel-Glassdrive e individualmente o Edgar Pinto”, afirma o líder da competição.
Classificação
2.ª Etapa: Atouguia da Baleia - Torres Vedras, 147,5 km
1.º kirill Sveshnikov (Lokosphinx), 3h36m10s (Média: 40,941 km/h)
2.º Delio Fernandez (OFM-Quinta da Lixa), mt
3.º Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive), mt
4.º Higinio Fernandez (Team Ecuador),mt
5.º Jordi Simon (Team Ecuador), mt
6.º Karel Hnik (Ettix), mt
7.º Edson Calderón (4-72 Colombia), mt
8.º Daniel Mestre (Banco BIC-carmim), mt
9.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte),mt
10.º Micael Isidoro (Louletano-Dunas Douradas), mt
Geral Individual
1.º Delio Fernandez (OFM-Quinta da Lixa), 8h12m38s
2.º Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive), a 5s