Cerimónias alusivas à data, exposições, sessões de música e teatro, desporto e convívios são as atividades que marcam o programa das comemorações que festejam e evocam a Revolução dos Cravos e a conquista da Liberdade.
As atividades decorrem entre 22 e 25 de abril, em Moura e nas freguesias de Amareleja, Safara, Santo Aleixo da Restauração, Sobral da Adiça, Santo Amador e Póvoa de São Miguel (Póvoa e Estrela),
Na cidade de Moura, o programa inicia-se no sábado, 23, com o passeio à beira-rio “Da cidade à ribeira: percursos à sombra da água”. Nesse dia, na Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues, a Hora do Conto é alusiva ao 25 de Abril com o teatro de fantoches adaptado do livro “Flor de Abril”, de Pedro Olavo Simões, e à noite haverá música e poesia de Abril.
No domingo, 24, às 09:00, realiza-se o percurso pela cidade “Do castelo ao museu”. Às 09:30 há um Passeio da Liberdade pela Serra de Ficalho e, às 21:30, na Praça Sacadura Cabral, tem lugar um espetáculo musical com as bandas Classe Operária, Imaginarium, Dúvida Pública e Tokyfoge, a que se segue uma oferta de cravos à população.
No dia 25 de abril, segunda-feira, às 09:00, realiza-se a habitual cerimónia do Içar da Bandeira, frente aos Paços do Concelho. Neste dia de comemoração de Abril, a Câmara Municipal de Moura vai homenagear dois antigos presidentes do município, Manuel Mestre e Manuel Romana Ângelo, já desaparecidos, atribuindo os seus nomes a equipamentos municipais – a piscina municipal coberta e o pavilhão gimnodesportivo, respetivamente. Às 15:00 será descerrada a placa na piscina e, às 15:30, no pavilhão gimnodesportivo.
Além destas cerimónias, o programa do 42.º aniversário da Revolução de Abril será preenchido com diferentes atividades que vão desde o torneio de voleibol de rua (Quinta de Santa Justa) até à tarde desportiva “Experimenta Desporto”, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, passando pelo passeio mototurístico ou a atuação do grupo Boranimar.
Por: CM Moura