42.ª Volta ao Alentejo pronta para ir para a estrada
A última semana de março traz o regresso da Volta ao Alentejo ao calendário de ciclismo, na 42.ª edição da Alentejana: 19 equipas vão lutar pela vitória a partir desta quarta-feira, 26 de março, e até ao próximo domingo, dia 30.
Beja é o palco de partida da Volta ao Alentejo de 2025, numa primeira etapa de 166.6 quilómetros que deve acabar ao sprint, em Moura. Pelo meio, há pontos para amealhar com três metas-volantes e duas contagens de montanha de quarta categoria.
O segundo dia traz uma partida em Castro Verde e uma chegada a Grândola, num percurso de mais de 171 quilómetros que conta com três contagens de montanha - duas de quarta categoria e a última de terceira - e outras tantas metas-volantes. A tarde pode servir para marcar as primeiras diferenças na geral.
Sexta-feira o dia está reservado para a etapa mais longa da Alentejana: Carvalhal recebe a partida e, 180 quilómetros depois, o pelotão vai cortar a meta em Arraiolos. Pelo meio, há três metas-volantes e duas contagens de montanha de quarta categoria.
A etapa rainha será no penúltimo dia da Alentejana, sábado: a corrida começa em Monforte e termina ao cabo de 147.7 quilómetros, em Castelo de Vide. Antes, os ciclistas terão de enfrentar seis contagens de montanha - a primeira de segunda categoria e as restantes de terceira - e três metas-volantes, num dia que pode muito bem ser o da decisão no que à geral diz respeito.
Isto porque a quinta e última etapa da Volta ao Alentejo deve sorrir aos sprinters: de Estremoz a Évora serão 151.1 quilómetros, com três metas-volantes e uma contagem de montanha de quarta categoria na viagem.
A Caja Rural-Seguros RGA venceu as últimas três edições da Volta ao Alentejo e é uma de duas equipas ProTeams que vai correr a Alentejana, juntamente com a Euskaltel-Euskadi. A estas, juntam-se cinco equipas continentais internacionais - EF Education-Aevolo (EUA), Illes Baleares-Arabay Cycling (ESP), Israel- Premier Tech Academy (ISR), UAE- Team Emirates-Gen Z (EAU), Project Echelon Racing (EUA) -, as nove equipas continentais portuguesas e as três melhores equipas nacionais de clube.
OS HORÁRIOS DA VOLTA AO ALENTEJO:
1.ª etapa, Beja-Moura: 11h30, quarta-feira
2.ª etapa, Castro Verde-Grândola: 11h30, quinta-feira
3.ª etapa, Carvalhal-Arraoiolos: 11h30, sexta-feira
4.ª etapa, Monforte-Castelo de Vide: 11h30, sábado
5.ª etapa, Estremoz-Évora: 11h45, domingo
Mas nem só de estrada se faz a semana de ciclismo: Lisboa recebe nos dias 29 e 30 de março a XCO Super Cup: sábado está reservado para treinos, no domingo a ação começa às 11h00.
O percurso, em Monsanto, terá quatro quilómetros e contará com vários obstáculos, tanto naturais como artificiais.
Por fim, sábado realiza-se a UCI Gravel 114, prova internacional de gravel que passará por dois países: a partida é em Elvas, no Parque da Piedade e a chegada é do outro lado da fronteira, em Badajoz, no Guadiana Park, num percurso de 123 quilómetros.
Mais eventos oficiais:
29 de março: II Taça do Algarve Cadetes e Juniores, Loulé
29 de março: Campeonato do Algarve Cadetes e Juniores, Loulé
29 de março: Encontro Regional de Escolas de Estrada - Circuito JG, Loulé
30 de março: 3.ª Taça Regional XCM - Rota da Lampreia, Penacova
30 de março: 2.º Encontro de Escolas de CE - Brisa Sem Açúcar, São Vicente
30 de março: DHI #2 São Miguel 2025, São Miguel30 de março: EE #2 Escolas Terceira 2025, Terceira
30 de março: 2.ª Taça da Madeira de CE - Brisa Sem Açúcar, São Vicente
30 de março: 12.º BTT XCO Paredes de Coura, Vascões, Paredes de Coura
FPC