Nessa perspetiva, o executivo da Câmara de Lagoa – que neste campo tem respeitado o interesse público, com obra no terreno – deliberou assumir, como competência própria, o desenvolvimento de ações que visem uma melhoria do espaço público da sua jurisdição, considerando ser imperiosa a limpeza urbana num concelho como o de Lagoa com reconhecida importância estratégica, económica e social e que é habitado por uma população exigente no que concerne às condições de habitabilidade.
Por se tratar de uma realidade à qual ninguém pode virar as costas, a Câmara de Lagoa aprovou, de acordo com a Lei, o ajuste direto desta Prestação de Serviços de Limpeza Urbana, pelo período de 3 anos, que viria a ser aprovada posteriormente em sede da Assembleia Municipal e tendo recebido o visto favorável do Tribunal de Contas.
A prestação de serviços agora adjudicada garante a intervenção na limpeza urbana de Lagoa, Carvoeiro e Mexilhoeira da Carregação, bem como a lavagem de contentores, corte de ervas e aplicação de herbicidas, limpeza de sumidouros e valetas e, ainda, a limpeza de praias, assim como a manutenção da limpeza durante os dias em que irão decorrer os seis eventos principais do programa cultural do Município: Black & White, Mercado de Culturas à Luz das Velas, Doce Conventual, Sons do Atlântico, Fatacil e Festa da Nossa Senhora da Luz.
Com o investimento de 1.500.000,00€, o contrato prevê a disponibilização de 30 recursos humanos permanentes no Concelho bem como o envolvimento de várias viaturas específicas para a execução do trabalho.
A Câmara Municipal, analisando a ausência de recursos humanos próprios para garantir em bom rigor a manutenção de um Concelho ambientalmente limpo, acredita que por esta via consegue dar a resposta que os lagoenses desejam e cumprir, assim, um compromisso constante no seu programa eleitoral.
Lagoa continuará a ter uma imagem sedutora e apelativa, em termos de limpeza pública de referência, como já tem em outras áreas.
Por: CM Lagoa