para o Desenvolvimento e Promoção do Enoturismo – tendo como objetivo reforçar a ligação do setor vinícola ao setor turístico, no sentido de se avaliar o contributo do enoturismo enquanto complemento da oferta turística, apresentar boas práticas e casos de sucesso a nível internacional, nacional e regional, assim como debater as oportunidades para o setor.
Ao promover estas Jornadas, foi intenção da CML dar “o pontapé de saída” para estruturar um produto com forte potencial económico e social na região, não só pela quantidade de produtores que têm vindo a apostar nesta área, mas também pela qualidade da produção que, cada vez mais, tem vindo a receber reconhecimento a nível nacional e internacional, sendo destacado o potencial desta área de negócio no Algarve.
Ao organizar o evento com um programa ligeiramente diferente do que tem sido habitual, foi propósito da Autarquia descentralizar as sessões técnicas das tradicionais, realizadas em salas e auditórios, passando para as quintas da região, com o objetivo de permitir a abordagem da temática no seu próprio contexto, bem como a apresentação dos espaços vitivinícolas aos participantes, valorizando o conhecimento do produto.
Porque existem exemplos de boas práticas por todo o país, que ainda não estão generalizadas na nossa região, a Câmara Municipal tudo fará para que, enquanto destino turístico, para além do sol, mar, desportos aquáticos, golfe e outras valências, o Algarve disponha de condições diferentes baseadas na oferta estruturada na área do enoturismo.
A CML aposta no aumento de turistas na região, diversificando a oferta no sentido de que a sua estadia possa ser traduzida numa experiência enriquecedora, levando-os a visitar vinhas e adegas, desfrutando de uma realidade que poucos conhecem.
E é este o caminho que deve percorrer, a avaliar pela participação do público – proveniente, na sua maioria, da área das agências de viagens e operadores turísticos, que demonstraram especial interesse em operar na região – assim como pela presença de um conjunto de oradores que ajudaram a refletir sobre a temática das Jornadas e que foram: Eng. Jorge Sampaio - Presidente da Rota dos Vinhos de Portugal, Dr. José Mendes - Diretor da Rota dos Vinhos de Setúbal, Karl Heinz Stock - Proprietário da Quinta dos Vales, Elidérico Viegas - Presidente da AHETA, Desidério Silva - Presidente da Região de Turismo Algarve, Eng. Fernando Severino - Diretor Regional da Agricultura e Dr. Vitor Neto - Presidente do NERA.
O Presidente da CML, Francisco Martins, garantiu que, para além do limite temporal do galardão “Cidade Vinho 2016” atribuído a Lagoa, o seu executivo continuará com a divulgação da vinha, do vinho e do turismo em eventos de promoção, entre os quais o “Lagoa Wine Show”, que decorrerá no Centro de Congressos do Arade, de 28 a 30 de abril de 2017.
Por: CM Lagoa