A COMISSÂO VITIVINÍCOLA DO ALGARVE, formalmente constituída em 1991, tem como missão prioritária defender os interesses dos seus associados e produtores de vinho.
Com uma estrutura muito pequena e um orçamento muito limitado, gerido com rigor espartano, temos também a responsabilidade de certificar todo o vinho produzido no Algarve (desde o controlo do cadastro vitícola, passando controlo da qualidadedos produtos vínicos – Análises Físico-Químicas e Organoléticas, terminando com o processo de rotulagem) e ainda a promoção do vinho algarvio.
Nesse sentido criámos e procedemos ao registo no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a marca VINHOS DO ALGARVE (2010) e estabelecemos parcerias com todas as instituições, empresas e demais parceiros que pelas mais variadissimas razões tem interesses nesta área..
Mais recentemente, o executivo da Câmara Municipal de Lagoa (CML) mostrou interesse em dinamizar a promoção dos vinhos produzidos no seu município. Desde a primeira hora que a CVA se mostrou disponivel, colaborante e agradecida pela criação de eventos relacionados com os Vinhos do Algarve em geral e com os vinhos de Lagoa em particular nunca deixando de dizer sim a tudo o que nos foi proposto.
As relações instituicionais nem sempre são fáceis e por vezes há necessidade de flexibilizar os interesses de modo a convergir para o interesse comum, é nesse pressuposto que esta direção da CVA tem norteado a sua conduta nas relações institucionais.
Por isso a CVA manifesta a sua maior discordância pela proclamação unilateral do título “LAGOA CAPITAL DOS VINHOS DO ALGARVE”, não só por colidir com a marca “VINHOS DO ALGARVE”, que funciona como sinal de comunicação e suporte da promoção e da publicidade da CVA, como ainda transmitir uma falsa imagem de domínio/predominância do Concelho de Lagoa, sobre a produção vínica da região do Algarve.
A Comissão Vitivinícola do Algarve não se revê no título “LAGOA CAPITAL DOS VINHOS DO ALGARVE”, proclamado unilateralmente pelo executivo do Município de Lagoa, sem nos consultar como seria imperativo em bom nome das relações ente instituições.
Manifestando o nosso maior respeito por todos os Municípios e Produtores da região e dando prosseguimento à deliberação do Conselho Geral da CVA, propomos que o título de "Capital dos Vinhos do Algarve" seja atribuída rotativamente a todos os concelhos do Algarve com produção vínica, simultaneamente com a realização nesse concelho do Concurso de Vinhos do Algarve.
No sentido de ultrapassar a situação criada, o Conselho Geral propôs que o arranque da iniciativa em 2017 seria com "Lagoa Capital dos Vinhos do Algarve" em parceria com a CVA.
Tentamos por via do diálogo institucional demover o executivo da Câmara Municipal de Lagoa do uso abusivo da nossa marca “VINHOS DO ALGARVE” mas a resposta não satisfez as pretensões legítimas da CVA.
Não obstando o reconhecimento pelo importante papel que o Município de Lagoa tem vindo a desenvolver nos últimos dois anos em prol da promoção dos “Vinhos do Algarve” vimo-nos obrigados e após deliberação do Conselho Geral da CVA, apresentar uma reclamação junto do INPI, no sentido da reprovação do registo do referido logotipo, assim como também decidido cancelar todas as parcerias e eventos programados com o Município de Lagoa.
Pretendemos desta forma, assumir as nossas responsabilidades e compromissos em promover a imagem dos “VINHOS do ALGARVE” de uma forma isenta e imparcial, contribuindo para a divulgação da diferenciação, qualidade e notoriedade dos vinhos produzidos na Região Vitivinícola do Algarve.
Por: Gabinete Comunicação da CVA