Sabia que, todos os anos, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, o que significa um desperdício em média de 132 quilos de comida.
As sobras alimentares de ontem podem tornar-se pratos principais hoje. O combate ao desperdício alimentar deve ser encarado não só do ponto de vista ambiental, mas também como uma questão económica.
É pertinente ensinar aos jovens a importância de adotar atitudes e comportamentos mais ecológicos e poupados, nomeadamente, no que respeita ao desperdício alimentar.
A DECO deixa-lhe algumas recomendações:
- Faça uma lista adequada às necessidades do seu agregado familiar antes de ir ao supermercado.
- Organize as suas compras em casa por ordem de expiração da validade dos produtos de modo que sejam os primeiros a ser consumidos.
- Não quebre a cadeia do frio. Se comprar produtos refrigerados ou congelados, leve-os para casa em sacos isotérmicos. Também não se deve congelar um alimento descongelado.
- Não encha demasiado o frigorífico, para permitir a circulação do ar em redor dos alimentos, bem como uma temperatura uniforme em todas as áreas.
- Retire os produtos frescos pouco tempo antes de serem consumidos.
- Consuma preferencialmente os alimentos que se encontram há mais tempo no frigorífico.
- Seja criativo com as sobras alimentares: Usar sobras de carne num empadão, transformar pão duro em torradas ou fruta madura em batidos são formas simples de evitar o desperdício.