Mais um ano e mais uma quadra natalícia, período que é sobejamente conhecido por existir um consumo alimentar calórico excessivo.
O principal conselho é que pode e deve usufruir, faz parte da nossa cultura cometer “abusos” nesta quadra. A obesidade e o excesso de peso não surgem por este pequeno momento no ano, mas sim, por eventuais maus hábitos alimentares que tem ao longo de todo o ano.
Como nutricionista, sou apologista de um Natal sem fundamentalismos, aliás, como já é sabido, apoio uma alimentação o mais variada, equilibrada e completa possível, isto é, sem alimentos proibidos!
No entanto, deixo-lhe algumas sugestões para “atenuar” a ingestão calórica excessiva e para promover o consumo de alimentos mais saudáveis (visto que estes, por vezes não são os menos calóricos):
· Trocar açúcar e farinha refinada pelas versões mais integrais e, no caso do açúcar pela sua versão amarelo ou mascavado ou até mel.
· Reduzir a quantidade de açúcar da receita, pode substituir por fruta ou até stevia.
· Substituir receitas com banha, óleo ou manteiga por azeite.
· Substituir fritos por sobremesas no forno – ex. fatias douradas/rabanadas ou empanadilhas/azevias.
· Utilizar leite magro ou bebida vegetal sem açúcar e sem gordura.
· Evitar consumir petiscos enquanto está a confecionar…deixe esse prazer para quando se sentar à mesa.
· Na hora das sobremesas, faça um “pijaminha” no prato, ou seja, prove um pouco de cada, assim reduz a quantidade ingerida de cada sobremesa.
· Esqueça o consumo de sumos e refrigerantes, para doces, já chega a mesa de sobremesas, opte por chá frio, água aromatizada com fruta, cerveja ou vinho tinto maduro.
· E por último, não menos importante, caminhe e mexa-se nestes dias, é a melhor forma de equilibrar o seu balanço energético, entre o que ingeriu e o que gastou.
Na melhor das hipóteses, ainda perde peso durante o Natal.
Votos de Boas festas da Vossa Nutricionista!!