A importância do espólio municipal na (re)construção da imagem da cidade esteve em destaque no Ciclo de Conferências Investigar, Conhecer e Valorizar…

Este Ciclo teve como objetivo a valorização da História Local, dando a conhecer o trabalho de vários investigadores sobre o concelho de Faro, e que tiveram como uma das suas principais fontes de informação os Fundos Documentais do Arquivo Municipal de Faro.

No dia 23 de setembro, Tânia Rodrigues apresentou a conferência “Arquivo - a importância do espólio municipal na (re)construção da imagem da cidade. O contributo do Tombo dos prédios urbanos do Concelho”.

Quando no “longínquo” 2006 a investigadora cruzou a informação dos Tombos dos foros e bens do concelho dos prédios urbanos e rústicos, compilados entre os anos de 1794 e 1822, estava longe de imaginar a profusão de informação que poderia encerrar um destes documentos de gestão concelhia. Dos quatro livros que fazem parte do espólio documental do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Faro debruçou-se prolongadamente sobre aquele relativo à propriedade urbana sem, no entanto, imaginar o quanto ele poderia conceder para o estudo do espaço urbano. Através do entendimento do documento e do seu propósito foi possível recuperar aquela “peça do puzzle” da história da cidade de Faro que é a arquitetura corrente, não monumental, portanto, comum, e que constitui o recheio do urbano e da arquitetura. Nesta sessão irá falar-se do valor deste espólio.

Tânia Rodrigues nasceu em Faro em 1981. É Licenciada em património Cultural e Mestre em História da Arte – especialização em História da Arte Portuguesa, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Vive e trabalha em Faro.

A sessão aconteceu no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.