Por: Dr.ª Noelia Bota Alvarez | Médica Geral e Familiar | Pela Universidad del Zulia na Venezuela

Devido à situação pandémica que estamos a viver, onde percebemos claramente a importância de ter saúde, queria saber quais as recomendações para melhorar o sistema imunitário e estar preparado para qualquer doença viral.

                                                                                              Andreia, B.

 

Olá Andreia. De facto, ter um sistema imunitário reforçado, é uma excelente proteção para o nosso organismo.

Contudo, se pensa que ter um sistema imunitário forte a irá livrar de ficar doente, está enganada. A verdade é que, ao reforçar o seu sistema imunitário, pode tornar o seu corpo mais resistente perante as complicações da doença e até fazer frente a novas mutações.

Mas afinal… O que temos de fazer para fortalecer o nosso sistema:

MANTER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL:   

- Ter um estilo de vida ativo;

- Alimentação saudável. Aumento da quantidade de alimentos verdes escuros e vermelhos;

- Tomar Suplementos: Vitamina E, C, D, Omega 3. É de realçar que nenhum suplemento vai ajudar a prevenir os vírus, mas sim aumentar e melhorar o nosso sistema imunitário e até aliviar alguns sintomas de doenças;

- Lavar as mãos: A lavagem correta das mãos, com água e sabão e o uso de desinfetante;

- Utilizar a máscara em lugares fechados e com muitas pessoas;

- Tente fazer exercício diariamente e dormir o suficiente;

- Reduza o stress: E difícil nos tempos em que vivemos, mas é muito importante para qualquer doença, controlar os níveis de ansiedade;

- Vacine-se: Realizar a vacinação contra o vírus, na realidade ajuda muitas pessoas. Está a proteger-se a si próprio, aos seus familiares e amigos e até ao País, de uma forma geral.

SER VACINADO OU NÃO: Ao não aceitar a vacinação, permite que o vírus continue em reprodução. Quando permitimos que isto aconteça, o vírus pode assumir novas mutações, que podem causar variantes que são mais resistes do que anteriores.

CONTROLE SEU ACESSO A INFORMAÇÕES: A crise da doença atual está a gerar stress. Tome cuidado com as informações falsas.

PROCURE AJUDAR QUEM PRECISA: Se tem a possibilidade de ajudar pessoas que precisem, é totalmente aconselhável que o faça. Melhora também a sua vida e ajuda a sua autoestima.    

PROCURE ATIVIDADES QUE GOSTE E QUE A FAÇAM RELAXAR: Tudo isto vai colaborar com o seu corpo e a sua mente.

COMPARTILHEM HISTÓRIAS POSITIVAS, COMO DE PESSOAS RECUPERADAS de COVID-19: É preciso também ver o que há de positivo em meio de esta situação.

Espero que os meus conselhos possam ser úteis. Cuide de si e da sua família. A vida continua e temos de agradecer a Deus por estarmos vivos.