Tenho Azia com regularidade, fui ao médico fazer um exame e disseram-me que tinha refluxo e que devia ter cuidado com a alimentação. O que me aconselha?
Patricia, G
Olá, obrigada por me enviar o seu caso, uma vez que a Azia, também chamada de acidez ou pirose é muito frequente a nível da população mundial. Calcula-se que cerca de 10% da população sofra de Azia todos os dias, causando um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas que sofrem com esta doença.
Entre os sintomas mais comuns estão o ardor no centro do tórax do peito que pode chegar até à garganta, algumas vezes pode causar dor torácica tão forte que se pode confundir até com uma angina de peito. Algumas pessoas sofrem também de um aumento da salivação.
A causa mais frequente é a presença de uma hérnia do hiato, também a obesidade e tabagismo são fatores que predispõem ao refluxo gastroesofágico.
A ingestão de alimentos condimentados (algumas pessoas gostam de comer muitos alimentos gordurosos e picantes), consumir álcool e dormir logo após as refeições também ocasionam e pioram os efeitos.
A minha recomendação é que as refeições não sejam feitas em grandes doses e que os alimentos sejam bem mastigados. Deve ainda ingerir 2 litros de água ao longo do dia. É aconselhável evitar bebidas alcoólicas e também existem alguns medicamentos que podem provocar Azia - deve falar com seu médico se é o seu caso. O tabaco deve também ser evitado.
A dieta para o refluxo deve ser equilibrada, temos que dar prioridade às frutas, vegetais, leguminosas, cereais integrais, pão integral, proteínas magras como peixes brancos ou frango e os ovos. Temos que evitar o consumo de alimentos de difícil digestão como as frituras, salgados, carboidratos refinados (como o pão branco, as massas, o arroz branco, o café, o chocolate) e tubérculos (como a batata e batata doce).
Os produtos lácteos e seus derivados devem ser desnatados, sendo recomendado o consumo de queijos brancos como a ricota. Os grãos de bico ou lentilhas também são recomendáveis.
Pode-se consumir gorduras saudáveis como azeite e as nozes. É recomendável o consumo de chá de gengibre porque tem propriedades anti-inflamatórias, mas sempre com a precaução, já que em algumas pessoas pode alterar a sua tensão arterial.
O diagnóstico é feito através de uma Endoscopia digestiva alta, que poderá indicar-nos a presença de hérnia de hiato, esofagites ou uma gastrite erosiva.
Há que ter muito cuidado com as pessoas que utilizam o consumo de leite e bicarbonato para aliviar os sintomas, pois apenas estão a encobrir o verdadeiro problema, que tende a piorar.
É recomendável o consumo da Vitamina D e Glutamina ajuda muito a desinflamar a mucosa Gástrica e Esofágica e poderá observar alívio nos sintomas.
O tratamento é sobretudo através de cuidados alimentares, alteração de certos hábitos de vida, medicamentos indicados pelo seu médico de família e a toma de suplementos naturais.
Um abraço forte espero ter ajudado com as minhas recomendações.