Num domingo ameno, cerca de 400 ciclistas pedalaram, uns em modo de passeio e outros mais vocacionados para a competição, pois estavam em causa os prémios da classificação tanto para os 35 km como para os 60 km.
O andar de bicicleta é cada vez mais uma opção de vida contra o sedentarismo e traz benefícios saudáveis a quem o pratica, tendo este Passeio proporcionado uma presença de cor e movimento, ao longo de todo o Concelho, não só pelos participantes mas também pelos curiosos que os acompanhavam num habitual treino matinal.
Com o final do Passeio à hora do almoço, no Parque Municipal do Sítio da Fontes em Estômbar – cedido pela Câmara Municipal de Lagoa para o evento – os participantes puderam optar por um banho, para criar as condições ideais para a gastronomia que os esperava, sardinha assada, salada, melancia e cerveja (com a devida moderação).
A entrega informal dos prémios, feita pelos representantes da Autarquia e União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, foi uma brincadeira solidária, demonstrativa da boa relação que o Clube BTTrilhos conseguiu incutir em todos os participantes e que foi realçado pelo Vereador Luís Encarnação, numa intervenção final em que agradeceu “ao Clube pela forma exemplar como decorreu o evento, que a Câmara Municipal de Lagoa desde o primeiro passeio se prontificou a apoiar e que se encontra disponível para continuar a fazê-lo. O passeio Rota da Sardinha cumpriu também o objetivo de divulgar o ano temático de 2017 que celebra o Património, não esquecendo que se encontram aqui não só os “passeantes” como também as famílias, vindos de vários pontos do País num total de mais de 1.200 pessoas e que levam a imagem de um Concelho que, para além das belezas naturais, tem uma população que sabe acolher e cultiva a amizade”.
Para 2018 já está a ser programado um novo Passeio e sempre com objetivo de ser diferente e cada vez melhor, como salientou o Presidente do Clube BTTrilhos de Lagoa.
Por: CM Lagoa