... bem como a salvaguarda e valorização do património paisagístico – envolvendo os alunos do Ensino Pré-Escolar e os que frequentam o 1º ano do 1º. Ciclo da rede pública e privada do concelho.
De 20 a 24 de março, aqueles alunos plantaram as espécies autóctones no Parque Municipal Sítio das Fontes em Estômbar, durante o período da manhã e, no período da tarde, a ação desenrolou-se nos recintos dos Agrupamentos de Escolas Rio Arade e Padre António Martins de Oliveira de Lagoa, nomeadamente nos Jardins de Infância Parchal 1 e de Lagoa e nas Escolas Básicas de Ferragudo e de Lagoa. Também participaram nesta ação duas turmas do 2º ano da Escola Básica do 1º Ciclo Major David Neto, do Agrupamento de Escolas Prof. José Buisel, de Portimão.
A plantação durante o período da tarde do dia 22 de março, em que estariam envolvidos alunos de 3 turmas do Ensino Pré-Escolar da rede social do Concelho de Lagoa, foi cancelada devido ao mau tempo que se fazia sentir, mas será agendada para breve.
Na “Semana Verde - Green Week”, as Juntas de Freguesia do Concelho também receberam algumas plantas autóctones – medronheiros, sobreiros, freixos – que plantaram em locais públicos das Freguesias.
A Câmara Municipal de Lagoa promoveu esta iniciativa não só como uma forma de tentar sensibilizar a população para um concelho mais verde mas também por ser parceiro do projeto “Green Cork” da QUERCUS.
Por: CM Lagoa