Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

É uma vitamina lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura, produzida naturalmente por nós aquando exposição da pele ao sol, além de também poder ser obtida através do consumo de alimentos como: peixes, gema de ovo e leite. Em condições ideais, entre 80 a 90% da vitamina D deveria provir da exposição solar (15-30minutos por dia) e 10 a 20% da alimentação.

Esta vitamina possui funções importantes no nosso corpo, como a regulação da concentração de cálcio e fósforo, favorecendo a sua absorção; auxilia no crescimento, resistência dos ossos, dos dentes, dos músculos e dos neurónios e ainda beneficia o sistema imunitário.

A sua deficiência poderá resultar em alterações ósseas (ex. osteomalacia e osteoporose em adultos ou raquitismo em crianças). Existem alguns estudos que relacionam a deficiência dessa vitamina com maior risco de desenvolver alguns tipos de cancro, diabetes, hipertensão. Também, já existem evidências que níveis adequados de vitamina D, zinco e selénio pode ajudar a mitigar o decurso da doença COVID-19.

As necessidades nutricionais de vitamina D são de cerca de 15µ por dia tanto para homens como para mulheres, não devendo esse consumo exceder as 50µ/dia.

Devido ao facto, de cada vez mais as pessoas estarem mais horas debaixo de luz artificial e menos expostas à luz solar, é frequente existirem casos de carência nesta vitamina.

No entanto, existem consequências do excesso de vitamina D no organismo como o enfraquecimento dos ossos e a elevação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea, que pode ocasionar desenvolvimento de cálculos renais – litíase urinária (pedras nos rins) e arritmia cardíaca.

Em suma, se tem dúvidas quantos aos seus níveis de vitamina D, procure fazer a análise sanguínea num laboratório de análises e verifique, se tem carência, caso a tenha questione o seu nutricionista sobre a eventual suplementação. Evite o máximo a auto-suplementação sem aconselhamento de um profissional de saúde. Proteja-se a si e ao seu sistema imunitário!