
«Abril, mês da Saúde» sensibiliza população para importância de hábitos de vida saudáveis
No âmbito do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Município de Portimão dinamiza durante todo o mês de abril a iniciativa «Abril, mês da Saúde», com um conjunto de ações e iniciativas com o intuito de alertar a população para a importância da prevenção e de incentivar a adoção de hábitos saudáveis.
Durante o mês, sob a chancela “Portimão Saudável”- nutrição, desporto e saúde, haverá lugar para atividades descentralizadas de promoção da saúde, aulas de atividade física, palestras, workshops, rastreios, ações de sensibilização, entre muitas outras ações que envolvem a participação de diferentes áreas da autarquia, bem como instituições e associações com intervenção na área da saúde no concelho.
Do programa fazem parte algumas ações que já são familiares para alguns dos públicos, como é o caso da “Oficina da Memória” - Clube de Leitura para Pessoas de Idade Maior
que nos últimos meses tem sido dinamizada por Sónia Pereira que tomando como ponto de partida memórias literárias dos ouvintes cria uma dinâmica interativa entre ouvintes e mediadora, num exercício de memória que, em abril ( dia 3) como é habitual terá lugar no às 14h30, no Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras, às 16h30, no Centro de Convívio Sénior de Portimão, e, às 19h30, na Biblioteca Municipal Teixeira Gomes.
O “Café da Memória” é outra iniciativa que integra o programa "Abril, Mês da Saúde" e que já se afirma como um ponto de encontro habitual para conversas sobre demência e Alzheimer e um espaço de partilha e suporte mútuo para pessoas com problemas de memória ou demência, bem como para os seus familiares e cuidadores. No dia 12, o convite é “venha exercitar o seu cérebro connosco”, numa sessão dedicada à estimulação cognitiva. Promovido pela Alzheimer Portugal e pela Sonae Sierra, em parceria com o Município de Portimão, o Café Memória realiza-se no segundo sábado de cada mês, entre as 10h30 e as 12h30, na sala de formação do Museu de Portimão.
Unidade de Saúde Móvel reforça proximidade com rastreios e ações de sensibilização
Durante o mês de abril, a Unidade de Saúde Móvel intensifica a sua ação junto da população, promovendo rastreios e ações de sensibilização sobre diversas temáticas ligadas à saúde. As iniciativas decorrerão em locais estratégicos, como o Mercado da Avenida São João de Deus e a Alameda da Praça da República, entre as 9h30 e as 12h00.
No Mercado, estão previstas ações dedicadas à hipertensão arterial (dia 9), seguidas de um rastreio e recomendações para a sua prevenção (dia 10), ao estatuto do cuidador informal (dia 14), à diabetes tipo 2 (dia 16), ao pé diabético (dia 17) e ao rastreio de disfagia e nutrição (dia 24). Já na Alameda, decorrerão sessões de esclarecimento sobre amamentação (dia 2), vigilância de saúde na gravidez e puerpério (dia 3), alimentação saudável (dias 8 e 15), alergias (dia 10) e a importância do rastreio do cancro do colo do útero (dia 21).
A Unidade de Saúde Móvel resulta de uma parceria entre a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, atual ULS- Unidade Local de Saúde e o Município de Portimão e percorre várias localidades das três freguesias do concelho, promovendo rastreios gratuitos e aconselhamento, especialmente junto da população sénior residente em zonas mais distantes e isoladas.
Promover hábitos de vida saudável para todas as idades
O programa "Abril, Mês da Saúde" desafia diferentes públicos para uma reflexão e adoção de estilos de vida saudáveis, onde a alimentação e a atividade física têm um papel fulcral.
No dia 23, o Jardim Gonçalo Ribeiro Teles acolhe uma palestra sobre a prevenção dos maus-tratos a crianças e jovens, enquanto no dia 28 as Escolas Secundárias Poeta António Aleixo e Manuel Teixeira Gomes recebem a Unidade de Saúde Móvel para uma sessão dedicada à diabetes tipo 1 no contexto escolar. O encerramento do programa, a 30 de abril, será marcado por uma reflexão sobre “A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil”, novamente no Jardim Gonçalo Ribeiro Teles.
A sensibilização para uma alimentação equilibrada e o bem-estar físico também fazem parte da programação, não junto dos utentes dos Centros de Convívio Sénior como da população em geral com sessões como “Alimentação Saudável”, dinamizada pela nutricionista Andreia Gomes na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes (dia 15, às 15h00), e o workshop “Dicas sobre Lanches”, promovido pela ADRA na Quinta Pedagógica de Portimão (dia 21, das 10h00 às 12h00). No dia 16, o Jardim Gonçalo Ribeiro Teles será palco de uma aula de Yoga do Riso, conduzida por Aristeu Lacerda, entre as 15h00 e as 16h00, proporcionando um momento de descontração e bem-estar acessível a todas as idades.
A marcar o Dia Mundial da Saúde, que se celebra a 7 de abril, terá lugar um Rastreio de Movimento para maiores de 65 anos, dinamizado pelo fisioterapeuta Joel Fernandes, no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, entre as 10h00 e as 16h30. Com o apoio da Escola Superior de Saúde de Faro, esta iniciativa pretende sensibilizar a comunidade para a importância de manter a mobilidade e a capacidade de se deitar e levantar do chão, promovendo um envelhecimento saudável, ativo e independente.
A doença degenerativa crónica do sistema nervoso central assume especial importância neste mês, sobretudo a 11 de abril, data que assinala o Dia Mundial da Doença de Parkinson. Uma palestra sobre esta patologia, pela equipa de psicogerontologia da Unidade de Saúde Local (ULS) do Algarve, às 14h00, no Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, e uma sessão de esclarecimento sobre os benefícios da fisioterapia para os portadores desta doença, com o fisioterapeuta David Varela, às 15h00, na delegação da APDPK são as atividades que integram o programa.
E porque os afetos, os momentos de convívio e a alegria são elementos essenciais para a saúde e o bem-estar em todas as idades, no dia 11 de abril, entre as 14h30 e as 16h30, o Jardim Gonçalo Ribeiro Teles será palco de um encontro muito especial entre os utentes dos Centros de Convívio locais e as crianças da Santa Casa da Misericórdia de Portimão para uma "Partilha de Afetos" e o tradicional Baile da Pinha, estreitando laços entre gerações e reforçando a importância do contacto social no desenvolvimento e na qualidade de vida.
Atividade Física: Pilar da Saúde e Bem-Estar
A prática regular de exercício físico é essencial para a promoção da saúde e da qualidade de vida, e o programa Abril, Mês da Saúde inclui um conjunto de iniciativas que assinalam o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado a 6 de abril. Entre os dias 2 e 7, decorrem diversas atividades gratuitas, mas de inscrição obrigatória, convidando a população a adotar hábitos mais ativos.
O Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande promove aulas abertas de hidroginástica nos dias 2, 3 e 4, enquanto a Piscina Municipal de Portimão dinamiza, a 5 de abril, uma mega-aula de hidroginástica e um momento lúdico Pais & Filhos, enquanto o Complexo Desportivo de Alvor oferece aulas abertas de natação nos dias 5 e 7.
O programa culmina com duas grandes iniciativas: o Portimão UFIRDT Fitness Medley, no dia 5, no Pavilhão Desportivo da Boavista Arena, e uma Manhã Desportiva, a 6 de abril, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, com atividades para toda a família, como fitness, basquetebol 3x3 e andebol.
Estratégia Municipal de Saúde: um compromisso reforçado do Município
A Câmara Municipal de Portimão tem vindo a reforçar a sua ação na área da saúde, quer através do apoio a diversas instituições, quer pela dinamização de políticas que promovem o bem-estar da população. Recorde-se que, desde 16 de dezembro de 2020, o Município assumiu competências na área da saúde, conferidas pelo poder central, consolidando assim um papel mais ativo neste domínio.
Atualmente, está em preparação a Estratégia Municipal de Saúde, um instrumento essencial de planeamento que definirá as prioridades e ações nesta área. O documento base, elaborado pela Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD-ABC), estabelecerá as principais linhas estratégicas, metas, indicadores, atividades e recursos necessários para a promoção da saúde no concelho.
Como parte deste compromisso contínuo, o Município prepara também o lançamento do Banco Municipal de Ajudas Técnicas, que disponibilizará equipamentos essenciais para apoiar munícipes em situação de dependência ou com mobilidade reduzida. O regulamento que definirá os critérios de acesso a este serviço será brevemente submetido a aprovação em reunião de Câmara.
Portimão integra a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis desde 20 de abril de 2017 e é também parceiro informal do Observatório Regional da Segurança Alimentar do Algarve. A aposta do Município na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida tem sido uma prioridade, refletida na implementação de iniciativas que aproximam os serviços de saúde da população e promovem estilos de vida saudáveis.
O programa completo de ‘Abril, Mês da Saúde’ pode ser consultado em https://view.publitas.com/municipio-de-portimao/programa-web_abril-mes-saude_soc_079i-25 onde estão detalhadas todas as iniciativas que promovem a saúde e o bem-estar da comunidade ao longo do mês.
