Por: Nathalie Dias | Diretora |

Após largos meses a falar da escolha dos candidatos, das candidaturas, das listas… quem vai onde… do processo eleitoral… já quase no final, mais 2 semanas de campanha, na TV, nos jornais, nas rádios, nas redes sociais e nas ruas em folhetos, outdoors, lonas e cartazes… ah sem esquecer dos carros de campanha, com aquela voz penetrante e geralmente pouco percetível … e por fim...as eleições.

Ganhou quem ganhou e agora podemos todos voltar à tranquilidade do nosso quotidiano.

 

Mas será mesmo assim?

Ainda é comum ouvir comentários "se tivessem feito assim", “se tivessem apostado no outro candidato" se isto...se aquilo… enfim!

Após a azáfama de meses de preparação, é comum verificar que são poucos os que após as eleições, continuam a manter os contactos, alguns “desaparecem” do panorama político, outros tentam desligar-se para não ficar conotados com este ou outro partido… Onde quero chegar é, que antes das eleições todos colaboram, ajudam, fazem coisas e apregoam o que às vezes não se faz… Olha!….aqui até assentava bem aquele ditado… "Bem prega Frei Tomás, ouve o que ele diz, mas não faças o que ele faz."

...e por mais que se fale do planeta, da preservação do meio ambiente dos recursos naturais, como a água, o ar e os fenômenos físicos do clima, na alteração de hábitos e comportamentos em ambiente coletivo … é inevitável o rastro de poluição visual deixado pelas ruas, após o dia das eleições e se chover então...é para esquecer... Com as chuvas, é comum ver os cartazes a descolarem, deixando as caras dos distintos candidatos literalmente derretidas… penduradas nos outdoors e até a rolar no chão…

Como este assunto me aguça a curiosidade, fui espreitar ao site da Comissão Nacional de Eleições e vejam o que encontrei!

"Depois da eleição, há algum prazo legal que obrigue os partidos a removerem a propaganda relativa a essa eleição?

Não, a lei não prevê qualquer prazo para que as candidaturas removam a propaganda eleitoral desatualizada."

Ora esta! Então durante a campanha apregoa-se todos os cuidados e medidas que iriam ser tomadas com o planeta, o ambiente de uma cidade e vilas limpas para atrair o turismo etc….

E ninguém tem a obrigação de retirar a publicidade que usou durante a Campanha?

“Mas quem pode remover a propaganda afixada legalmente em espaço público?”

Em primeiro lugar as entidades que a tiverem instalado.

Caso tal não aconteça terão de ser as Autarquias, Câmaras e/ou Juntas de Freguesia a fazê-lo.

Uhm!...Resta saber se depois mandam a conta a quem de direito!