Depois de uma primeira parte sem golos, e sem grandes oportunidades, mas sempre com mais Académico no jogo, o lance capital aconteceu já na reta final do encontro. Na sequência de um canto, a bola sobrou para o capitão da equipa viseense, que rematou colocado e bateu Ricardo Neves.
Foi o corolário do maior domínio da equipa orientada por Ricardo Chéu, frente a um Farense bem organizado, em que a estratégia de Abel Xavier parecia passar por sair com um ponto do estádio do Fontelo.
Uma estratégia que esteve quase a dar frutos, até porque os viseenses, nas poucas oportunidades claras de golo que conseguiram criar, não estavam a ser felizes. Na memória das poucas centenas de espetadores que estiveram nas bancadas, ficou um lance aos 72 minutos quando a bola embateu com estrondo na barra da baliza do conjunto de Faro.
Pouco depois viria então o lance decisivo que valeu mais três pontos aos viseenses e que dão continuidade a uma série de resultados positivos desde a chegada de Ricardo Chéu ao comando da equipa, com três vitórias e uma derrota em quatro jogos, que permitiram a fuga aos lugares de descida e a subida ao 13.º lugar na classificação da II Liga.
Jogo no Estádio do Fontelo, em Viseu.
Académico de Viseu - Farense, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Tiago Gonçalves, 80 minutos.
Equipas:
- Académico de Viseu: Ivo Gonçalves, Tomé, Tiago Gonçalves, Eridson, Dalbert, João Ricardo, Clayton, João Coimbra (Tiago Almeida, 55), Tiago Borges (Paulo Roberto, 73), Luisinho (Alex Porto, 88) e Sandro Lima.
(Suplentes: Ricardo Ribeiro, Tiago Almeida, Pedro Santos, Marcel, Alex Porto, Paulo Roberto e João Carneiro).
Treinador: Ricardo Chéu.
- Farense: Ricardo Neves, Bilro, Lameirão (Yang, 85), Wei Huang, Hugo Luz, Carlos Rodrigues, Neca (Adelage, 60), Bruno Carvalho, Edon Amaral, Hernâni (Mathew, 73) e Ventosa.
(Suplentes: Vitor Bento, Gonzalez, Mathew, Kiki, Márcio Madeira, Yang e Adelage).
Treinador: Abel Xavier.
Árbitro: Jorge Tavares (Aveiro).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lameirão (32), Edon Amaral (40), Eridson (42), Bilro (71) e Adelage (78).
Assistência: Cerca de 400 espetadores.
GYP // NFO
Lusa/fim