Aeroporto Cristiano Ronaldo já tem novo sistema de deteção de fenómenos meteorológicos
O Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, passou a contar com um novo sistema de deteção de fenómenos meteorológicos, num investimento de 3,5 milhões de euros que vai permitir «detetar de forma mais precisa e detalhada e em tempo real, as condições de turbulência e fenómenos de vento adverso», segundo o Ministério das Infraestruturas e Habitação.
O Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, passou a contar com um novo sistema de deteção de fenómenos meteorológicos, num investimento de 3,5 milhões de euros que vai permitir “detetar de forma mais precisa e detalhada e em tempo real, as condições de turbulência e fenómenos de vento adverso”.
Segundo um comunicado do Ministério das Infraestruturas e Habitação, os novos sistemas de LIDAR e RADAR de banda X do Aeroporto Cristiano Ronaldo permitem “detetar de forma mais precisa, detalhada e em tempo real, as condições de turbulência e fenómenos de vento adverso na Madeira, com alertas em tempo real para as tripulações, fatores essenciais para que os pilotos possam evitar situações inesperadas nas fases mais críticas de voo e assim tomar decisões mais informadas e atempadas, aumentando a confiança e previsibilidade das operações e a satisfação e segurança dos passageiros”.
O comunicado divulgado indica que o investimento foi realizado pela NAV, mas resulta da cooperação entre a ANAC, NAV, IPMA, TAP, SATA, ANA e Governo Regional da Madeira, no âmbito do Grupo de Trabalho que desde 2017 estudou a revisão das limitações de ventos neste aeroporto.
Os novos sistemas vão agora passar por uma fase de pré-operação, que vai ter a duração de um ano e que será “crucial para gerar dados que capacitem a ANAC com a informação necessária para considerar, no futuro, a revisão dos limites de operação com vento, garantindo sempre que a segurança permaneça como prioridade máxima”.
Previsto está ainda que seja assinado um memorando de entendimento entre a NAV e a ANA – Aeroportos de Portugal (ANA) para “a definição da localização da nova torre de controlo naquela infraestrutura aeroportuária”, equipamento que vai permitir
“acompanhar a futura expansão do terminal e assegurar melhor capacidade operacional”.
Compromisso com segurança operacional e eficiência das operações aéreas
A NAV Portugal explica ainda que o sistema “MADeira Winds”, composto por um Radar Banda X, um sistema LIDAR e um sofisticado sistema de processamento que analisa os dados meteorológicos com alta precisão e em tempo quase real, oferece “um suporte essencial às decisões operacionais”, ao mesmo tempo que aumenta a confiança das tripulações, que passam a estar “melhor informadas sobre as condições meteorológicas na região”.
“Este investimento reflete o compromisso da NAV Portugal com a segurança operacional e a eficiência das operações aéreas, neste caso em particular com a Região Autónoma da Madeira, garantindo um suporte técnico robusto a controladores, pilotos e operadores aeroportuários”, afirma Pedro Ângelo, presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal.
Este novo sistema “tem como objetivo principal melhorar a análise e a previsão de fenómenos meteorológicos críticos, como windshear, turbulência e microbursts, que afetam a operação do aeroporto”, uma vez que “permite um conhecimento mais efetivo das condições de vento em muito curto prazo, particularmente durante as fases mais críticas do voo – aproximação, aterragem e descolagem”.
“Os alertas gerados automaticamente pelo MAD Winds serão transmitidos pelo controlo de tráfego aéreo às aeronaves, oferecendo um suporte essencial às decisões operacionais e capacitando as tripulações à tomada de decisão, que estarão melhor informadas sobre as condições meteorológicas que podem enfrentar. Além disso, o sistema contribuirá para uma maior eficiência na gestão do tráfego aéreo, das operações das companhias aéreas e da gestão aeroportuária”, explica a NAV Portugal.
O novo sistema tem um alcance de mais de 10 quilómetros em torno do aeroporto, o que permite recolher “dados meteorológicos com alta precisão e em tempo quase real”, sendo esta informação analisada posteriormente pelas autoridades competentes, de forma a que seja possível proceder a “uma eventual revisão dos limites de vento em vigor”.
“Atualmente, cerca de 80% das divergências motivadas pelo vento estão apenas até 3 nós acima dos limites, tornando este sistema uma ferramenta crucial para uma avaliação mais precisa e potencialmente mais favorável à operação”, explica a NAV Portugal.
Com este sistema, o Aeroporto da Madeira torna-se num “dos poucos aeroportos no mundo a beneficiar desta tecnologia de ponta para mitigar as condições adversas de vento”, depois de também os aeroportos de Hong Kong e Palermo, terem instalado o Sistema MAD Winds.
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