É hoje, dia 30 de maio, que as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Algarve apresentam a terceira sessão participativa relativamente ao ITI – Instrumento Territorial Integrado entre as duas regiões.
O programa vai decorrer no Auditório da Caixa Agrícola de Paderne, das 14h30 às 17h30, com oobjetivo de responder aos desafios em torno de duas questões prementes partilhadas entre os referidos territórios: a água e os ecossistemas de paisagem, bem como as implicações diretas que têm sobre os territórios e as pessoas. O evento conta com a colaboração do Município de Albufeira.
 
A participação é aberta a todos os interessados, mas deve ser efetuada inscrição prévia para o email: algarve2023@ccdr-alg.pt
 
O Auditório da Caixa Agrícola de Paderne vai acolher, amanhã, dia 30, a terceira sessão participativa relativamente ao ITI – Instrumento Territorial Integrado entre a região do Algarve e do Alentejo.
 
A iniciativa, organizada pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Algarve, tem como objetivo responder aos desafios em torno de duas questões prementes partilhadas entre os referidos territórios: a água e os ecossistemas de paisagem, bem como as implicações diretas que têm sobre os territórios e as pessoas.
 
A auscultação e o envolvimento dos diversos atores são basilares para a metodologia deste ITI, que assenta na promoção de um processo de participação alargado, onde as forças vivas da sociedade possam contribuir ativamente no mesmo.
 
Trata-se de uma ação dinâmica destinada à recolha de contributos para a elaboração do referido instrumento de planeamento territorial, nomeadamente, o que se pretende passa por recolher opiniões sobre que instrumentos de política e projetos estruturantes devem integrar o Plano de Ação? Que iniciativas as diferentes organizações podem protagonizar? Que princípios para o modelo de organização devem ser adotados?
 
A sessão é aberta a todos os participantes, contudo, é necessário inscrição prévia, através do email algarve2030@ccdr-alg.pt.
 
Refira-se que o projeto, composto por cinco sessões, começou ontem, dia 29, em Monchique, e para além da sessão a decorrer hoje em Paderne; no dia 2 de junho acontecem mais duas sessões (as últimas): na Biblioteca Municipal de Ourique, das 10h30 às 13h00 e em Almodôvar, no Fórum Cultural, das 14h30 às 18h00.