Após avaliação dos trabalhos concorrentes ao Prémio Literário Santos Stockler/2017, o Júri deliberou, em reunião de 12 de janeiro 2018, distinguir o conto “Alfaiate” de Helena Tapadinhas.
Esta decisão, tomada por unanimidade, foi justificada pelo Júri nos seguintes termos: “o conto reúne todas as qualidades previstas nos critérios, expressa uma notável capacidade de fixação literária de um património imaterial do concelho e revela uma profundidade que lhe confere uma evidente universalidade”.
O Prémio consta do valor pecuniário de 10.000,00€ a que se junta a publicação do trabalho.
Para além da primeira distinção, o mesmo Júri deliberou ainda atribuir 6 Menções Honrosas aos contos: “Camaleão”, de Ana Maria Nunes Gonçalves; “A casa de Verão”, de Isabel Rio Novo; “A vida inteira num prato de barro”, de Carla Marisa P. Vieira Pais; “Nepomuceno na terra dos possíveis”, de David Eduardo V. Roque; “Memórias fugazes”, de Paulo M. Morais e “Da permanência”, de António Conduto Oliveira.
O Prémio Literário Santos Stockler foi instituído em pelo Município de Lagoa em 2016 com o objetivo de promover, defender e valorizar a Língua Portuguesa e a identidade e diversidade socio culturais do concelho; promover e incentivar a criação literária, o gosto pela escrita e pela leitura, e, ainda, homenagear o poeta, jornalista e romancista lagoense, Santos Stockler.
A Cerimónia de Entrega destes Prémios, realiza-se no dia 27 de janeiro 2018, na Quinta dos Vales às 15H:30. Na mesma oportunidade terá lugar a apresentação pública do livro que integra as duas Menções Honrosas atribuídas no Prémio de 2016. Será ainda apresentada a 3.ª edição do Prémio Santos Stockler 2018/19.