Algarvios na entrega dos símbolos da JMJ aos jovens da Coreia do Sul
Os dois representantes da Diocese do Algarve participaram no domingo de manhã na passagem dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que a decorreu no final da Eucaristia presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O diácono Bruno Valente e a antiga coordenadora do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil e do Comité Organizador Diocesano para a JMJ, Vânia dos Santos, foram os algarvios que incluíram o contingente português.
O diácono Bruno Valente foi um dos diáconos assistentes do Papa no altar da Eucaristia. Vânia dos Santos fez parte do grupo de jovens que carregou a cruz.
A passagem dos símbolos, acompanhada por D. Rui Valério, patriarca de Lisboa, e D. Américo Aguiar, que presidiu ao Comité Organizador Local e à Fundação JMJ durante a organização do encontro mundial em Portugal, aconteceu ao som do hino ‘Há pressa no ar’, da JMJ Lisboa 2023.
A Missa foi participada por cerca de duas centenas de pessoas integraram as delegações de Portugal e da Coreia do Sul, para a entrega dos símbolos das JMJ dos jovens portugueses aos jovens coreanos que organizarão em Seul a próxima edição internacional daquele encontro mundial com Papa em 2027. A celebração contou ainda com jovens romanos, que concluem a celebração da JMJ diocesana com o seu bispo, Francisco.
O Papa quis saudar os jovens de todo o mundo, “em especial a delegação de Portugal, onde se realizou a Jornada Mundial da Juventude do ano passado, e a delegação da Coreia do Sul, que organizará a próxima em Seul, em 2027”.
Francisco destacou a importância da passagem dos símbolos das JMJ, a cruz e o ícone de Maria ‘Salus Populi romani’, aos jovens coreanos. “Estes símbolos foram confiados aos jovens por São João Paulo II para os levarem pelo mundo fora. Queridos jovens coreanos, agora é a vossa vez: levando a cruz na Ásia, proclamareis o amor de Cristo a todos. Tende coragem, tende a coragem de testemunhar a esperança de que hoje temos mais necessidade do que nunca”, indicou.
No sábado dia 23 de novembro, realizou-se um encontro de oração com as delegações da Coreia de Sul e de Portugal, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. No encontro participou também o arcebispo de Seul, D. Peter Chung Soon-taek, que integrou a comitiva coreana.
Folha do Domingo