MEDICINA TRADICIONAL CHINESA por Tiago Martins | tiago.mediestetica@gmail.com

Os cogumelos não são plantas nem animais, são fungos. Ao longo dos séculos, têm sido bastante utilizados pelas suas propriedades medicinais. No antigo Egito, Japão e China os cogumelos eram utilizados para proporcionar uma vida longa e, hoje em dia, no século XXI, esses mesmos cogumelos têm revelado inúmeras propriedades, incluindo o seu potencial para combater uma das maiores pragas do homem moderno - o cancro.

Cerca de 100 espécies estão a ser estudadas pelas suas propriedades benéficas para a saúde. Pelo menos cerca de meia dúzia destaca-se pela sua capacidade enorme de estimular o sistema imunológico. De facto, alguns dos agentes mais potentes no suporte do sistema imunitário são agentes provenientes de cogumelos, e esta é uma razão pela qual eles são tão benéficos para prevenção e tratamento do cancro.

Um estudo demonstrou que uma ou duas porções de cogumelos Shiitake pode ser benéfico como efeito modulador do sistema imunológico. Um extrato de cogumelos Maitake também tem sido indicado para estimular o sistema imunitário em pacientes com cancro da mama. De facto, algumas investigações indicam que certos cogumelos têm um efeito direto no cancro. Por exemplo:

• Num estudo japonês com animais, foi administrado a ratos portadores de sarcoma o extrato do cogumelo Shiitake. Seis dos dez ratos tiveram regressão completa do tumor e, com concentrações ligeiramente superiores, todos os dez ratos demonstraram regressão completa do tumor.

 • Lentinano, um composto dos cogumelos Shiitake, tem demonstrado aumentar a taxa de sobrevivência em pacientes com cancro.

 • Estudos têm demonstrado que extratos de cogumelos Maitake, quando combinados com vitamina C, podem reduzir o crescimento de células cancerígenas da bexiga em 90%, bem como matá-las.

• No Japão, as duas principais formas de medicina alternativa utilizadas pelos pacientes com cancro são um cogumelo chamado Agaricus subrufescens (também conhecido como Agaricus blazei e Agaricus brasiliensis) e o cogumelo Shiitake.

 • Os cogumelos Reishi podem ajudar a tratar cancro do pulmão.

Um cogumelo único, o Cordyceps, igualmente conhecido por cogumelo de lagarta, tem também propriedades anti tumorais. Este cogumelo parasita é único, pois, no meio selvagem, cresce para fora de um inseto hospedeiro ao invés de uma planta hospedeira. Tem sido utilizado há muito tempo pela Medicina Chinesa. Cientistas da Universidade de Nottingham em Inglaterra têm estudado o cordycepin, um dos compostos medicinais encontrados neste cogumelo, como um potencial medicamento contra o cancro.

No próximo artigo, serão apresentadas algumas plantas também elas com propriedades que podem ajudar no tratamento do cancro e alguns cuidados a ter…