por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

Num momento de (re) começos (trabalho, aulas), alguma ansiedade pode ser sentida e isso tornar as noites de sono complicadas. Hoje, trago-lhe os alimentos que ajudam a dormir melhor.

O sono tranquilo é primordial para repor as funções biológicas. Comer em excesso ou adormecer com fome podem contribuir para a incapacidade de dormir à noite, que é quando o nosso metabolismo está mais lento. Comer durante a noite causa variações na motilidade intestinal, diminui a saciedade e aumenta a resistência à insulina comparativamente com a ingestão alimentar durante o período da manhã.

A melatonina é uma hormona cuja função é equilibrar o ritmo circadiano, i.e., o ritmo do nosso metabolismo durante 24h. À noite (porque está escuro), a melatonina aumenta, induzindo o sono, de dia, reduz, fazendo com que fiquemos despertos.

O triptofano é um indutor natural do sono, cuja função é aumentar a quantidade de serotonina (hormona da felicidade) e melatonina, que funcionam como uma espécie de sedativos do cérebro; insónia e depressão são sinónimos de níveis baixos deste aminoácido.

Para cada momento do dia deve escolher grupos de alimentos diferentes por ex.:

Durante o dia é a altura para as bebidas estimulantes (café, chá) uma vez que ativam o sistema nervoso central e o despertam; álcool, alimentos com gorduras e açúcares, condimentos fortes e picantes, pois, consumidos antes de ir dormir poderão causar-lhe azia e dificuldades digestivas.

À noite, um copo de leite morno, chocolate preto, lácteos magros (queijo, iogurte), carne de aves, peixe (salmão, atum…), ovos, aveia, frutos gordos (amêndoas, nozes…), banana e cereja, folhas verdes (alface, espinafres…), infusão de camomila e mel, são alimentos ricos em melatonina, triptofano e magnésio.

Para uma noite em beleza escolha os alimentos acima, ajudam-no a relaxar e a descansar. Pratique exercício físico, desligue os estímulos da atividade cerebral (telemóvel, computador) (mínimo 30 min.) e deite-se numa posição confortável.